Há um mês, Pernambuco confirmava 1º caso da covid-19

No dia 12 de março, o Estado confirmou o primeiro paciente infectado com o novo coronavírus. Após um mês, quase 900 pessoas foram contaminadas

sab, 11/04/2020 - 17:13
Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo Do Sertão à Ilha de Fernando de Noronha, a rotina do pernambucano foi alterada para atender às recomendações da SES Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo

A proliferação do novo coronavírus avança em Pernambuco e, este domingo (12), marca um mês que o Estado confirmou a primeira infecção. Desde então, medidas de isolamento foram reforçadas com a proibição de reunião de pessoas e suspensão da rede de ensino, junto ao comércio. De acordo com a Secretária de Saúde do Estado (SES), 72 mortes já foram registradas e 816 pacientes seguem em observação, desses 227 são profissionais da saúde. Diante da pandemia, o Governo disponibilizou 225 leitos de enfermaria e 161 UTIs.

A primeira notificação ocorreu no dia 25 de fevereiro. Com sintomas de febre e complicações respiratórias, cinco pessoas que haviam retornado da Itália, levantaram suspeita e passaram por testagem da doença. Em apenas mês depois, a SES confirmou a primeira vítima fatal. Tratava-se de um idoso, de 85 anos, que morreu cinco dias após ser internado no Hospital Oswaldo Cruz, na área Central do Recife. Ele sofria de diabetes, hipertensão e cardiopatia isquêmica.  

Na época, o secretário de Saúde do Estado, André Longo, destacou a importância da conscientização para conter a disseminação. “Cada um de nós tem a opção de escolher ser um agente de proteção, ou de transmissão. Ficar em casa, neste momento, significa salvar vidas. O momento exige consciência e responsabilidade de todos”, declarou.

Ainda que o monitoramento tenha iniciado no fim de fevereiro, os primeiros pacientes confirmados com a Covid-19 só foram registrados no dia 12 de março. O resultado do teste de um casal com 71 e 66 anos, residente do bairro de Boa Viagem, na Zona Sul, e com histórico recente de viagem à Itália, acendeu o alerta das autoridades. Recife representa cerca de 60% das notificações em Pernambuco. As áreas nobres do próprio bairro de Boa Viagem e na Torre, Zona Norte, são os locais com maior incidência no município.

Transmissão comunitária

Cinco dias depois, a doméstica, de 47 anos, que trabalhava na residência do casal foi contaminada. Ela prosseguiu com as atividades, mesmo diante do diagnóstico dos patrões, que foram mantidos em isolamento domiciliar. Ainda no dia 17, o Estado confirmou a detecção de transmissão comunitária, quando não é possível identificar de onde partiu o contágio. O jeito foi proibir eventos com mais de 50 pessoas que, posteriormente, caiu para 10, no intuito de evitar aglomerações.

Um dia depois, 18 de março, toda a rede de ensino, dentre escolas, cursinhos e universidades tiveram as atividades suspensas. O prazo para reabertura foi programado para o dia 30 de abril, contudo, é provável que seja estendido. O comércio também precisou ser fechado, mas só no dia 22. A expectativa para o retorno é no dia 17 de abril, no entanto, a data também pode ser reavaliada.

Navio retido no Recife e vítima estrangeira

Transportando 609 pessoas de 18 nacionalidades, o navio Silver Shadow, de bandeira bahamenha, atracou no Porto do Recife no dia da primeira confirmação do novo coronavírus em Pernambuco (12). Durante o desembarque, um canadense, de 78 anos, apresentou sinais de infarto e, ao ser socorrido, foi verificado que os sintomas eram semelhantes ao dos pacientes acometidos pelo vírus.

Após exame, o idoso e a esposa foram confirmados com a Covid-19 e encaminhados para uma unidade particular de saúde. O turista morreu no dia 26. Os demais passageiros, que estavam impedidos de desembarcar, só começaram a ser retirados a partir do dia 20, em uma operação que durou dois dias.

Perfil dos infectados

Conforme o último levantamento feito pela SES, a maioria dos 816 contaminados estão entre 30 e 59 anos, representando 524 doentes. Já a incidência em pessoas acima de 60 anos, inseridas no grupo de risco, soma 201 idosos. Em um recorte de gênero, 361 homens foram infectados, enquanto a doença se espalha mais rápido entre as mulheres, que protagonizam 455 registros. Os dados do Ministério da Saúde apontam que em todo o Brasil, 19.638 pessoas estão com o novo coronavírus e 1.056 morreram pela infecção.

COMENTÁRIOS dos leitores