Pesadelos: entenda como a quarentena pode afetar seu sono

por Alfredo Carvalho ter, 05/05/2020 - 14:44

A pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19) tem trazido vários tipos de problema para a sociedade, incluindo pesadelos recorrentes.

O estudante Otavio Amaral, 15 anos, conta que o isolamento social e as preocupações pessoais fizeram com que seus pesadelos ficassem mais frequentes.  “A maioria deles sempre está envolvendo alguém da minha família ou do meu ciclo de amizades”, diz.

A estudante de Fisioterapia Julia Pinheiro, 22 anos, também se queixa dos pesadelos frequentes, além da dificuldade para dormir. “Por conta de todas as informações de mortes, meus sonhos normalmente são ligados a morte”, diz.

“A situação atual, onde medo, angústia e ansiedade se fazem presentes, favorece a ocorrência de pesadelos”, explica o psicanalista Miguel Neto. Segundo ele, muitas pessoas podem apresentar pesadelos frequentes por estarem preocupadas, perturbadas ou com desejos reprimidos. Todos esses sentimentos se manifestam durante o sono, por intermédio do inconsciente. “A quarentena, por afetar o campo das emoções, favorece tanto os pesadelos quanto os sonhos repetitivos”, diz. 

O psicanalista explica que os sonhos e os pesadelos são elementos de uma única categoria, porém um causa prazer e o outro sofrimento. “Ambos são formas de comunicação do inconsciente, compostas por imagens e sons que refletem estados emocionais”, afirma.

Para as pessoas que estão sofrendo com pesadelos durante o isolamento social, Miguel Neto recomenda ter uma alimentação saudável, tomar bastante água, praticar exercícios físicos, realizar meditações e relaxamentos. “Também é necessário entender que esse período vai passar e tudo voltará ao normal”, orienta.

COMENTÁRIOS dos leitores