PM vai fiscalizar se ônibus estão circulando lotados

Blitz vão ser montadas nas cinco cidades que estão em quarentena em Pernambuco

qui, 28/05/2020 - 14:27
Divulgação/Polícia Militar Nove equipes serão distribuídas em corredores de grande fluxo Divulgação/Polícia Militar

Policiais militares e equipes do Grande Recife Consórcio de Transporte vão montar blitz, nesta quinta-feira (28), em alguns dos principais corredores viários da Região Metropolitana do Recife (RMR) para fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias no transporte público. A fiscalização vai verificar o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento entre as pessoas e o respeito à capacidade máxima dos ônibus, além de distribuir máscaras a quem não possui.

 As blitz vão ocorrer no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, cidades que estão em quarentena. A ação seguirá até o próximo domingo (31), quando está previsto o encerramento do lockdown nos cinco municípios.

 Serão nove equipes distribuídas em corredores de grande fluxo. "Nossa ação tem como foco o período da tarde e noite, nos horários de pico da volta pra casa. Além das abordagens com o objetivo sanitário, como a justificativa para estar circulando, o distanciamento entre as pessoas e também fornecendo máscaras aos passageiros, estaremos fazendo consultas dos aparelhos no sistema Alerta Celular e outros procedimentos de rotina que previnem crimes e trazem segurança à sociedade", comenta o major Jean Cândido de Melo, coordenador da Operação Transporte Seguro.

 Segundo a PM, durante 12 dias da Operação Quarentena, forças de segurança pública de Pernambuco, em parceria com as prefeituras, realizaram mais de 143 mil abordagens a veículos, orientaram mais de 200 mil pessoas e fiscalizaram cerca de 31 mil estabelecimentos. Nesta quinta-feira, há 1656 policiais e bombeiros atuando exclusivamente na Operação Quarentena e na Choque de Ordem, 60% a mais do que o empregado nos primeiros dias. Diariamente, são montados 61 pontos de bloqueio em ruas e avenidas, assim como estão nas ruas 86 equipes da Operação Choque de Ordem, que fiscaliza o comércio e demais estabelecimentos não essenciais que devem permanecer fechados durante a quarentena.

COMENTÁRIOS dos leitores