Parlamento do Kosovo aprova novo governo após crise

O governo de Avdullah Hoti, professor de economia de 44 anos, foi aprovado por 61 dos 120 deputados, anunciou o vice-presidente do parlamento, Kujtim Shala

qua, 03/06/2020 - 09:46
Armend NIMANI O primeiro-ministro do Kosovo, Avdullah Hoti, recém-eleito, fala à imprensa em Pristina após uma sessão do parlamento em 3 de junho de 2020 Armend NIMANI

O parlamento do Kosovo aprovou, nesta quarta-feira (3), um novo governo de coalizão liderado pelo partido de centro-direita LKD após meses de crise política, em uma votação que deve agravar as tensões na ex-província sérvia.

O governo de Avdullah Hoti, professor de economia de 44 anos, foi aprovado por 61 dos 120 deputados, anunciou o vice-presidente do parlamento, Kujtim Shala. Os deputados do Vetevendosje (VV), partido nacionalista de esquerda de Albin Kurti que pedia novas eleições, boicotaram a sessão.

"Sinto-me responsável perante os deputados, os cidadãos e a constituição pelas tarefas que nos aguardam", disse o novo primeiro-ministro. Ele também relançou as negociações com a Sérvia que estão atualmente paradas.

A antiga província sérvia está em crise desde a queda do governo de coalizão formado pelo VV, vencedor das eleições legislativas de outubro, com o LDK em março.

Essas eleições marcaram a derrota histórica dos ex-combatentes da independência, que dominavam a vida política desde a independência desta antiga província sérvia, proclamada em 2008.

A coalizão VV-LDK, dois partidos que não têm muito em comum, entrou em colapso em março, depois de menos de dois meses no poder.

O LDK tomou a iniciativa de uma moção de censura em plena pandemia de coronavírus, motivada em parte pela pressão dos Estados Unidos, principal aliado do Kosovo, descontente com a política de Albin Kurti em relação à Sérvia.

COMENTÁRIOS dos leitores