Igrejas do Agreste reabrem a partir de segunda-feira (13)
O avanço também permite o funcionamento das lojas de varejo de rua, salões de beleza e estética, comércio de veículos, incluindo serviço de aluguel e vistoria, com 50% da carga
A partir da próxima segunda-feira (13), os municípios do Agreste de Pernambuco, que estavam na Etapa 2 do Plano de Convivência com a Covid-19, avançam para Etapa 4. Com isso, igrejas e templos religioso voltam a abrir na região, seguindo um protocolo de medidas preventivas.
Os espaços religiosos devem limitar o público a 30% de sua capacidade, podendo chegar ao máximo de 50 pessoas nos templos de até mil lugares e 300 pessoas nos locais com capacidade acima de mil.
Na entrada, deverá ser realizado o controle de fluxo de pessoas e, na hipótese de formação de filas, deve haver demarcação para manter o distanciamento mínimo. Sempre que possível, as portas de entrada devem ser distintas das de saída, havendo sinalização de sentido único e evitando que as pessoas se cruzem.
A Secretaria de Planejamento e Gestão também estabeleceu a regra de adoção de intervalo mínimo de três horas entre as celebrações. Os bancos de uso coletivo devem ser reorganizados e demarcados para garantir o afastamento recomendado. Práticas de aproximação entre as pessoas e contato físico como dar as mãos, beijos e abraços devem ser evitados.
O avanço também permite o funcionamento das lojas de varejo de rua, salões de beleza e estética, comércio de veículos, incluindo serviço de aluguel e vistoria, com 50% da carga, construção civil com 100% do efetivo e shoppings centers com atendimento presencial. Também fica determinado aos municípios do Agreste que a regulamentação de acesso a parques, praças e calçadões estará a cargo das gestões municipais. As prefeituras devem seguir protocolos para restabelecimentos das atividades de maneira gradual.