Empresários do setor de turismo de Noronha fazem protesto

Categoria é contra protocolo de retomada de visitas no arquipélago, que permite apenas turistas curados da Covid-19

ter, 08/09/2020 - 09:49
Reprodução/Instagram Manifestantes em carreata em Fernando de Noronha Reprodução/Instagram

Empresários do setor de turismo no Arquipélago de Fernando de Noronha fazem um protesto nesta terça-feira (8). No arquipélago, donos de pousada, bugueiros, taxistas, entre outros profissionais fazem uma carreata cobrando uma reabertura mais flexível.

O local voltou a receber visitantes no último sábado (5), após estar fechado para turistas desde 21 de março. Podem entrar na ilha apenas pessoas já curadas da Covid-19, restrição considerada excessiva pelos manifestantes.

A comprovação de que o visitante já teve a doença é feita durante o processo de pagamento da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), que agora só pode ser feita online. O pagamento precisa ser realizado com prazo de até 72 horas antes do embarque. Anexado ao pagamento, o turista precisa enviar resultado de exame confirmando que já teve Covid-19. Testes rápidos não são aceitos.

Fernando de Noronha tem 97 casos confirmados do novo coronavírus, 42 desses identificados por estudo epidemiológico. Há uma expectativa de carreata da categoria também no Recife com destino ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco. A Administração de Fernando de Noronha foi procurada, mas ainda não se posicionou sobre a reivindicação.

COMENTÁRIOS dos leitores