Recife está entre as 88 cidades mais sustentáveis do mundo

A capital pernambucana e a cidade do Rio de Janeiro são as únicas brasileiras na lista promovida pelo Carbon Disclosure Project (CDP), que atua com iniciativas para reduzir a emissão de carbono e atenuar as mudanças climáticas.

por Vitória Silva ter, 17/11/2020 - 13:20
Julio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Desde 2013, Recife informa seus dados ao CDP e, ao longo dos anos, evoluiu da categoria B para a A Julio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Recife aparece entre as 88 cidades mais sustentáveis do mundo, avaliadas na mais recente divulgação da “Lista A”, promovida pelo Carbon Disclosure Project (CDP), que atua com iniciativas para reduzir a emissão de carbono e atenuar as mudanças climáticas. Além da capital pernambucana, a cidade do Rio de Janeiro é a única outra brasileira a aparecer na lista.

O CDP avalia as cidades com base nos relatórios de reporte de dados referentes ao ano de 2019. A análise destaca o compromisso das cidades em destaque com a transparência no repasse de informações e com referência às iniciativas de posicionamento sustentável. 

“Essas cidades continuam a intensificar suas ações e ambições ambientais, sabendo que precisamos construir resiliência com urgência e reduzir rapidamente as emissões para proteger o planeta, a economia e os cidadãos”, declara o detalhamento do projeto.

Segundo a Prefeitura do Recife, desde 2013, a cidade informa seus dados ao CDP e, ao longo dos anos, conseguiu evoluir da categoria B para a A. A classificação alcançada este ano foi concedida porque a capital atendeu aos critérios de ter elaborado dois Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), uma Análise de Vulnerabilidade e Riscos Climáticos, um Plano de Redução de Emissões e um Plano de Adaptação Climática com metas de redução de emissões de GEE.

“Temos nos empenhado em minimizar e adaptar os impactos da mudança do clima ao meio ambiente e continuaremos assumindo novos desafios para reduzi-los cada vez mais. A pontuação máxima reflete o protagonismo das ações implantadas pela Prefeitura do Recife para posicionar a cidade frente aos impactos provocados pelas mudanças climáticas", ressalta o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife reporta seus dados ambientais através da Plataforma Unificada de Reporte CDP-ICLEI, feita para a troca entre os “Governos Locais pela Sustentabilidade”. É por meio desta plataforma que as cidades medem e reportam dados ambientais importantes, tais como suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), vulnerabilidades relacionadas ao clima e ações para reduzir as emissões e se adaptar aos riscos. 

Ainda segundo a prefeitura, a meta da cidade é de conseguir reduzir a zero a emissão de carbono até o ano de 2050, conforme o Acordo de Paris. Até 2030, o ideal é que a emissão seja reduzida pela metade.

COMENTÁRIOS dos leitores