PE: unidades prisionais promovem ações do Janeiro Branco

Campanha nacional tem o objetivo de chamar atenção para a saúde mental

seg, 18/01/2021 - 12:13
Divulgação/Seres Ações envolvem a atuação de assistentes sociais e diversos profissionais de saúde. Divulgação/Seres

Em referência ao Janeiro Branco, campanha nacional que busca chamar atenção para a saúde mental, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através da Executiva de Ressocialização (Seres), está promovendo atividades nas unidades prisionais do estado. As ações atingem reeducandos, policiais e profissionais de diversas áreas do sistema penitenciário.

No Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB), no Complexo do Curado, na Região Metropolitana do Recife, a programação contou com palestras sobre os cuidados com a saúde mental e rodas de diálogo. Dentre os temas abordados, os cuidados com a tuberculose e hanseníase. Por sua vez, a Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes (PDEG), em Petrolina, promoveu interpretação de desenhos e textos, além de conversa dos reeducandos com a psicóloga Rita Cavalcanti e a assistente social Maria Betânia Frasão. 

No Presídio Juiz Antonio Luiz Lins de Barros, também no Complexo, estão sendo oferecidas rodas de diálogo. Já no Advogado Brito Alves (PABA), em arcoverde, os reeducandos participaram da programação musical e de oficinas voltadas para saúde mental.

“A conscientização sobre o tema dentro dos presídios é necessária, pois é onde estão pessoas fragilizadas pagando pelos seus delitos, longe de suas famílias. A informação e prevenção podem ajudar”, comenta o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. As atividades envolvem a atuação de profissionais da equipe médica, fisioterapeutas, psicólogos, odontólogos, enfermeiros, apoiadores de saúde e assistentes sociais.

COMENTÁRIOS dos leitores