Guarda Municipal promove varredura no edifício Holiday
Desocupado por determinação judicial desde março de 2019, edifício vem sendo constantemente invadido por ladrões; até as janelas de alumínio estão sendo arrancadas
Na manhã desta quarta (10), agentes da Guarda Municipal do Recife realizaram varredura no edifício Holiday, localizado no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Desocupado por ordem judicial desde março de 2019, o prédio vem sofrendo diversas invasões e furtos. A Polícia Militar também esteve no local para auxiliar a operação.
O motorista Renato Gomes da Costa, proprietário do apartamento de número 703, comenta que ladrões já levaram, além de portas e grades, as janelas de alumínio de boa parte dos imóveis. “É triste de ver, estamos chocados, fora a insegurança que está aqui, de dia e de noite. Há quase dois anos, quando a prefeitura pediu para a gente sair daqui, tiraram até as tampas dos meus balcões. Em relação à estrutura, não estão me roubando mais porque fico vindo direto e chamo a polícia quando acontece alguma coisa”, comenta.
Renato Gomes faz visitas regulares ao prédio, na tentativa de conter os roubos. (Júlio Gomes/LeiaJa Imagens)
Renato lembra que os moradores reivindicam indenização pela saída dos imóveis. “Só não estou morando aqui por causa da ordem judicial. A gente está aguardando que o prédio seja restaurado, para voltar a morar nos apartamentos, não tenho interesse em vender o meu. Comprei para morar e essa área é sensacional”, coloca.
Há quem tenha, contudo, menos fé no retorno ao antigo lar. O aposentado Ibege Frasão dos Santos, que viveu quase cinquenta de seus 75 anos de vida no prédio, ressalta os danos estruturais sofridos pelo Holiday durante o período de desocupação. “Ninguém dá mais jeito nisso, nem um milagre. Quando eu cheguei lá em cima, encontrei três motores de elevador desmontados, assim como a fiação central, que a gente poderia usar para fazer instalações, danificada, tiraram tudo”, lamenta.
"Nem um milagre", diz ex-morador Ibege Santos, que não acredita na reocupação do local. (Júlio Gomes/LeiaJa Imagens)
História
Construído em 1956, o Edifício Holiday se destaca na paisagem da Zona Sul do Recife. Com seu estilo tipicamente modernista, o prédio é uma imensa curva de concreto de 17 andares, nos quais são distribuídos 476 apartamentos. Diante do excesso de fiações irregulares e do grande risco de incêndio, a 7ª Vara da Fazenda Pública determinou, em março de 2019, a interdição e desocupação imediata dos imóveis. Cerca de 3 mil moradores precisaram deixar o local.