Ceará vai ampliar número de leitos para a Covid-19

Para tentar comportar a alta de pacientes com covid-19, o governo do estado pretende fazer a contratação imediata de estrutura de cinco hospitais de campanha

qui, 04/03/2021 - 09:33
Mateus Pereira/GOVBA Novos leitos irão acomodar pacientes com coronavírus Mateus Pereira/GOVBA

O governador do estado do Ceará, Camilo Santana, anunciou na última quarta-feira (3) a ampliação de leitos de UTI para tentar comportar a alta de casos de Covid-19. O gestor pretende fazer a contratação imediata de estrutura de cinco hospitais de campanha.

Para cada hospital serão adquiridos infraestrutura e equipamentos para 40 leitos, localizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Messejana, Praia do Futuro, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixeramobim.

Atualmente o estado do Ceará conta com 2.326 leitos de enfermaria exclusivos para Covid-19 e 933 leitos de UTI adultos. Segundo o governador, a quantidade não é suficiente para atender à alta de casos da doença. O Governo do Ceará pretende chegar a um total de 3.674 leitos ainda neste mês de março.

“Essa nova variante é mais forte e mais contagiosa, mais agressiva e se propaga mais rapidamente. Estamos diante de um cenário muito preocupante, gravíssimo, mas temos procurado ampliar a rede de assistência médica em todo o Estado, e atualmente nós temos 3.269, entre leitos de enfermaria e UTI, praticamente todos lotados”, declarou Camilo Santana.

Medidas de Isolamento

O Ceará enfrenta um dos estágios mais críticos da pandemia, para tentar frear o aumento dos casos, na última quarta-feira (3) o governo decidiu implementar medidas mais restritivas de isolamento.

O decreto, válido a partir desta sexta-feira (5) até 18 de março, permite o funcionamento apenas de atividades econômicas consideradas essenciais no estado. 

“Diante da gravidade da pandemia, que chega a um dos momentos mais críticos, precisamos proteger a vida dos cearenses… O crescimento de casos tem ocorrido numa velocidade muito grande, acima do processo de abertura de novos leitos, tanto da rede pública quanto na rede privada”, afirmou o governador do estado em live na última quarta-feira (3).

COMENTÁRIOS dos leitores