PE: Cabo abre 20 novos leitos para pacientes com Covid-19

As novas vagas foram disponibilizadas no Hospital Municipal Mendo Sampaio e no Hospital Infantil

qua, 17/03/2021 - 15:37
Divulgação Novos leitos encaminhados para os hospitais Infantil e Mendo Sampaio. Divulgação

Na tentativa de atender à alta demanda de pacientes com Covid-19, a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, abriu 20 novos leitos de UTI, sendo 14 deles direcionados para o Hospital Mendo Sampaio, que passa a contar com 24 vagas, e outros 6 encaminhados para o Hospital Infantil, agora com um total de 11 leitos de Terapia Intensiva. Os novos leitos foram remanejados de áreas que estão temporariamente fechadas em unidades de saúde, em razão da suspensão de serviços médicos eletivos.

“Estamos falando de vidas. Essas vidas podem ser salvas se tivermos a responsabilidade de cumprir todas as normas de segurança corretamente. Iremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para vencermos esse vírus, mas precisamos do compromisso de toda população para seguir os protocolos básicos de segurança sanitária como uso correto de máscaras, álcool em gel e distanciamento social”, comenta o prefeito do município, Keko do Armazém (PL).

Por meio de sua assessoria, a prefeitura informou que a instalação dos leitos é de baixo custo, pois todo o equipamento necessário para colocá-los em funcionamento já existem na rede municipal. “A ampliação dos leitos é uma medida preventiva, que visa preparar os hospitais para o atendimento de uma demanda crescente de pacientes com covid que têm indicação de internamento. O prefeito está focado no trabalho de salvar vidas”, pontua a secretária de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, Ana Maria Albuquerque.

Pelo menos três dos novos leitos terão capacidade de atendimento semi-intensivo, além de estarem aptos para o tratamento de casos de média complexidade. A prefeitura da cidade está chamando os aprovados do último concurso público da Secretaria da Saúde, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento das equipes multidisciplinares atuantes na pandemia do novo coronavírus. Estão sendo convocados 24 técnicos de enfermagem, sete médicos, seis enfermeiros e seis fisioterapeutas respiratórios.

COMENTÁRIOS dos leitores