Governo de Pernambuco abre 500 leitos de UTI em 28 dias
A expansão foi instalada com investimento em torno de R$ 1 milhão, em 15 estruturas modulares, que contam com 250m² de área total
No último domingo, foram entregues 20 novas vagas na área externa do Hospital de Referência de Olinda, na Região Metropolitana do Recife De acordo com o governo do Estado, Pernambuco ultrapassou a marca de 500 leitos de UTI para enfrentamento do novo coronavírus abertos nos últimos 28 dias.
O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara no último domingo (28), após uma visita ao Hospital de Referência à Covid-19 de Olinda, que ganhou, na ocasião, um total de 20 novas vagas de Terapia Intensiva, chegando a 120 leitos, sendo 70 de UTI.
A expansão foi instalada com investimento em torno de R$ 1 milhão, em 15 estruturas modulares, que contam com 250m² de área total, camas e suportes e os equipamentos necessários para instalação das UTIs.
Segundo o governador, a rede estadual de saúde agora dispõe de mais de 1,5 mil leitos de UTI e quase 1,2 mil de enfermaria dedicados aos pacientes com o novo coronavírus, distribuídos em 16 municípios. “É um esforço logístico e sanitário sem precedentes, que só terá efeito prático com o respeito de todos ao distanciamento social e ao uso de máscaras. Duas ações ao alcance de cada um, para conseguirmos reduzir a aceleração da doença”, comentou Paulo Câmara.
O governador se mostrou otimista quanto a efetividade das medidas restritivas aplicadas em março e a expansão dos leitos, no sentido de frear a alta de casos de Covid-19 enfrentada pelo estado. “A partir desta segunda-feira, já vamos contar com mais esses 20 leitos de UTI aqui de Olinda, na rede pública, que com certeza vão nos ajudar a salvar vidas neste momento tão difícil que passa o nosso Estado e o País”, concluiu Câmara.
O secretário de Saúde, André Longo, lembrou que a nova unidade instalada no hospital provisório de Olinda contou com apoio da empresa Hapvida, que se dispôs a ajudar com os módulos. “Para se ter uma ideia do tamanho desse esforço, nunca antes visto na história, estamos chegando, com essa unidade, a mais de 500 leitos de UTI abertos apenas neste mês de março. Isso significa que a gente aumentou a capacidade instalada, ou seja, aumentou o número de UTIs em Pernambuco em 50% nos últimos 28 dias para atender a população com Covid”, colocou o secretário.
Os módulos tiveram seus projetos inspirados nos que foram utilizados em Wuhan, que foi o epicentro da pandemia do novo coronavírus na China. “Essa estrutura tem uma grande virtude, que é a versatilidade na montagem. Ela serve tanto para leitos de enfermaria como para leitos de UTI. E, aqui em Pernambuco, foi definido um padrão de leitos de UTI. Uma outra grande virtude é a velocidade com que se consegue viabilizar o equipamento. Para essa estrutura, entre a chegada e a entrega de hoje, estamos falando em torno de 10 dias”, explicou o vice-presidente administrativo da Hapvida, André Melo.