Rua do Bom Jesus só para pedestres a partir desta segunda

Prefeitura do Recife visa promover mobilidade segura com foco em quem circula a pé

por Nathan Santos dom, 23/05/2021 - 13:04
Marcos Pastich/PCR Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife Marcos Pastich/PCR

A partir desta segunda-feira (24), a Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, área central da cidade, será exclusiva para pedestres. Chamado de “pedestrianização”, o processo é explicado pela prefeitura recifense como uma “experiência importante de segurança viária, porque traz o foco na mobilidade” de quem anda a pé.

De acordo com a Prefeitura do Recife, para a viabilidade da mudança, haverá inversão no sentido da circulação das Ruas da Guia, Dona Maria César e João Domingos Martins. “Dessa forma, os condutores que usavam a Rua do Bom Jesus, poderão utilizar a Rua da Guia e a Rua Dona Maria César como rota alternativa. Além disso, os condutores que vêm do Cais do Apolo pela Avenida Barbosa Lima poderão acessar a Praça do Arsenal pela Rua João Domingos Martins. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local durante as primeiras semanas da mudança para esclarecer as dúvidas dos condutores”, detalhou a PCR.

A NACTO-GDCI, organização de referência mundial em mobilidade sustentável, ajudou a gestão da capital pernambucana para viabilizar a pedestrianização da Rua do Bom Jesus. Foram realizadas consultorias em busca de um desenho para as vias próximas à Rua, bem como foi arquitetado um mobiliário urbano para garantir a segurança de quem anda pelo local, como esferas de concreto que isolam os extremos das vias. “Nas áreas de cruzamento com as outras vias, o espaço foi redesenhado para garantir o espaço dos pedestres por meio de sinalização horizontal, diminuindo, assim, os espaços para travessias”, acrescentou a Prefeitura do Recife.

Segundo o Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito (Compat) e a organização da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, com base no Relatório Preliminar de Vítimas Fatais, no Recife, pessoas que andam a pé correspondem a 46% das vítimas fatais de sinistro de trânsito. "O relatório preliminar de vítimas fatais é um marco importante para divulgar os dados sobre os sinistros de trânsito e é uma das estratégias para conscientizar as pessoas sobre os riscos no trânsito. Sabemos que as intervenções nos espaços públicos são essenciais, mas queremos também fomentar a responsabilidade compartilhada com a sociedade civil, porque se todos respeitarem os mais vulneráveis no trânsito, conseguiremos salvar mais vidas", destacou a coordenadora de dados da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária no Recife, Amanda Maria da Conceição, conforte o site da PCR.

COMENTÁRIOS dos leitores