SP tem 338 mil pessoas que não receberam a segunda dose
Governo convoca cidadãos já vacinados com a primeira dose da Coronavac para que compareçam aos postos de saúde, a fim de receber a dose final
A coordenadora do Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19 no estado de São Paulo, Regiane de Paula, anunciou que existem 338 mil pessoas que ainda não receberam a segunda dose da vacina Coronavac. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, organizada nesta última quarta-feira (26).
Após o comunicado, a coordenadora informou que todos os municípios têm imunizantes disponíveis e que todos devem completar o esquema vacinal. De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o plano de vacinação é essencial para a população, que após receber o imunizante tem maior desenvolvimento de produzir anticorpos que atuam contra o vírus.
Desta forma, caso o indivíduo não tenha as duas doses aplicadas no corpo, não haverá proteção completa contra a Covid-19, por isso recomenda-se um intervalo de 14 a 28 dias entre a primeira e a segunda dose da Coronavac. Até o momento, no Estado de São Paulo, segundo o levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir dos dados das Secretarias Estaduais de Saúde, todo o estado paulista tem cerca de 12% da população está completamente vacinada (5,5 milhões), já as pessoas que receberam apenas a primeira dose correspondem a 23% da população paulista (10,9 milhões).
A fim de ampliar o projeto de vacinação, o Governo de São Paulo também anunciou uma possível projeção para os próximos públicos que estarão aptos a receber o imunizante. A partir de 1° de julho, pessoas entre 55 e 59 anos estarão incluídas no plano e, a partir do dia 21 de julho, os profissionais da educação também integram o grupo, sendo eles de 18 a 46 anos.