Covid-19: variante Gama continua predominando em PE

Outros dois casos da Variante Delta também foram confirmados em novo sequenciamento genético feito pelo Instituto Aggeu Magalhães

por Jameson Ramos sex, 06/08/2021 - 19:12
Miva Filho/SES-PE Sequenciamento genético sendo feito no Instituto Aggeu Magalhães Miva Filho/SES-PE

A Variante Gama (P.1), continua prevalecendo em Pernambuco, segundo novos sequenciamentos genéticos feitos pelo Instituto Aggeu Magalhães. Das 176 amostras estudadas, 174 (98,8%) tinham a presença da variante da Covid-19. As coletas são de pacientes de 62 municípios e foram realizadas entre os meses de maio e julho deste ano.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, as outras duas amostras eram de tripulantes filipinos do navio cargueiro Shoveler, de bandeira do Chipre, que já não está mais no Estado. Em ambas foram detectadas a variante Delta. Uma delas foi do paciente de 50 anos que veio a óbito no dia 18 de julho.

O outro caso estudado foi de um tripulante de 22 anos que permaneceu na embarcação e evoluiu para cura. Com isso, o Estado totaliza cinco casos importados da variante Delta, todas relacionadas aos tripulantes dessa embarcação.

"Com esses novos sequenciamentos, chegamos a quase 1 mil amostras analisadas tanto no Aggeu Magalhães quanto no Lika. Desde o início, a variante Gama vem se mostrando a mais presente, confirmando a sua predominante circulação", afirma o secretário estadual de Saúde André Longo.

Apesar de não ter encontrado caso de Delta de ocorrência no Estado, o secretário mantém o alerta para os cuidados. 

"Outros Estados brasileiros já confirmaram casos da variante Delta, conhecida por ter um maior poder de contágio. Por isso precisamos intensificar a vacinação daqueles que já estão sendo contemplados pelos municípios, a busca pela segunda dose por aqueles que já estão no tempo preconizado para finalizar o esquema vacinal e também a manutenção de todas as medidas não farmacológicas, como o uso constante e correto da máscara e a higienização das mãos", reforça Longo.

COMENTÁRIOS dos leitores