Sorrir causa bem-estar e auxilia no combate ao estresse
Um gesto tão comum pode ser transformador da vida das pessoas. O sorriso traz diversos benefícios para a saúde mental, emocional e física.
O simples ato de sorrir consegue ser tão poderoso que tem até data comemorativa. Celebrado todos os anos na primeira sexta-feira de outubro, o sorriso tem a capacidade de elevar o humor das pessoas, trazer uma sensação de conforto, e pode também auxiliar no aumento da longevidade.
Allana Freitas, psicóloga clínica, explica que o sorriso está associado ao hormônio da endorfina, sendo responsável por causar uma sensação de bem-estar nas pessoas. “Logo, o sorriso influencia fortemente nossa sensação de bem-estar e saúde mental porque ele faz parte da nossa emoção de felicidade”, diz.
Segundo ela, por estar ligado a essa emoção, sorrir também pode ser eficaz no combate à ansiedade e à depressão, além de ajudar no controle do estresse. “Quando enfrentamos uma situação desconfortável e estamos energizados por emoções positivas e também com o sorriso, nós conseguimos enfrentar situações cotidianas de forma mais realista e positiva, diminuindo a ideia de situações ameaçadoras ou impossíveis de resolver”, exemplifica.
O sorriso também pode ser transformador no dia a dia das pessoas, melhorando a interação social entre elas, e nos tornando mais receptivos em lugares que frequentamos ou onde trabalhamos, como explica a psicóloga. “O sorriso aproxima as pessoas ao nosso redor e ele é uma sensação contagiante, que gera empatia e confiança entre as pessoas”, afirma.
Apesar de ser difícil sorrir quando não sentimos felicidade, Allana garante que não é impossível e que podemos encarar momentos difíceis de uma forma diferente, buscando alternativas para solucioná-los e aprendizado. “A nossa capacidade de enxergar os problemas sobre outro ponto de vista regula nossas emoções negativas e melhora nosso comportamento frente a situações adversas”, reforça.
A psicóloga também ressalta que podemos estimular o sorriso mudando a forma como enxergamos os problemas cotidianos. “Podemos incentivar isso através de atitudes que gerem um ambiente de bem-estar nas pessoas, desde dar bom dia ao porteiro, ter uma boa conversa com um amigo que você não vê há tempos, até contar uma piada”, complementa.
A conselheira tutelar Cíntia Gislane afirma que o sorriso é uma forma na qual se encontra o estado de espírito dela. “Como eu passo o dia todo sorrindo, isso mostra que eu sempre estou bem comigo mesma”, comenta.
Cíntia também diz que gosta de estar sempre sorrindo porque se sente feliz e porque ela percebeu que as pessoas admiram o amor próprio que ela possui. Além disso, ela acredita que podemos incentivar o sorriso ao contar uma história. “Nem sempre a gente sorri com a boca, mas até com os olhos. Quando a gente olha para uma pessoa com quem a gente tem certa intimidade, ali a gente também está sorrindo”, observa.
Por Isabella Cordeiro.