Prefeitura do Recife retira famílias do Edifício Holiday

Durante a desocupação desta segunda (18), a Prefeitura também anunciou um novo bloqueio no prédio para evitar novas invasões

por Victor Gouveia seg, 18/10/2021 - 10:45

Na manhã desta segunda-feira (18), duas famílias que ocupavam as lojas do térreo do Edifício Holiday, Avenida Conselheiro Aguiar, bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, foram retiradas do local pela Prefeitura do Recife. Desocupado desde 2019 por risco à estrutura, o prédio vinha sofrendo furtos e invasões.

A secretária de Controle Urbano do Recife, Marta Lima, disse que a movimentação de pessoas aumentava o risco de acidentes e incêndios por conta de gambiarras. Com o início da ação, as famílias deixaram o local sem resistência e disseram que já esperavam o cumprimento da ordem judicial. 

"A questão aqui é salvaguardar as vidas. O prédio estava desocupado e alguns pessoas começaram a ocupar a parte de baixo fazendo estacionamento, passando o dia. Mas moradia mesmo, só identificamos duas famílias e essas pessoas estão sendo encaminhadas para um abrigo", descreveu a secretária.

Outras pessoas também estavam nas dependências, mas não fixaram moradia e deixaram o edifício espontaneamente. Marta acrescenta que eles não quiseram se cadastrar para serem acompanhados pela Assistência Social. 

Os tapumes instalados ao redor do Holiday em 2019 não impediram a entrada de pessoas. Para evitar novas invasões, um bloqueio mais contundente será adotado no térreo. 

"A gente vai demolir todas as construções irregulares que existem no prédio e fechar tudo com alvenaria para evitar que, novamente, essas pessoas possam ocupar o prédio. Então, cada lojinha dessa vai ser fechada com alvenaria e qualquer entrada com prisma de concreto para que a gente possa ter uma visão", anunciou.

A nova estratégia não prevê a inclusão de tapumes para acompanhar a movimentação interna nos arredores.

COMENTÁRIOS dos leitores