PE: 94% dos óbitos são de pessoas sem vacinação completa
Estudo da Secretaria Estadual de Saúde cruzou dados dos sistemas de notificação dos óbitos com o de vacinação, entre 19 de janeiro e 21 de outubro
Entre os dias 19 de janeiro e 21 de outubro, 94% das vítimas fatais de Covid-19 em Pernambuco - isto é, mais de 8,5 mil pessoas - não estavam vacinadas contra a doença ou apresentavam esquema vacinal incompleto. O dado foi divulgado na manhã desta quinta-feira (4), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que cruzou dados dos sistemas de notificação dos óbitos com os de vacinação, no mesmo período de janeiro a outubro. O levantamento analisou 9.103 casos fatais da doença.
Também chama atenção o fato de que 6.875 (75%) pessoas que morreram em decorrência do novo coronavírus no Estado não haviam sido vacinadas com nenhuma dose. “Esses dados nos dão a real importância de se vacinar, e se vacinar completando o esquema com as duas doses, com ainda uma terceira de reforço, nos casos em que é necessário. A vacinação com ciclo completo é a única estratégia para evitarmos casos graves e mortes pela Covid-19”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Máscaras
Apesar do avanço da vacinação e de sua comprovada efetividade, Longo evitou cravar quando as máscaras serão desobrigadas no Estado. Até o momento, a dispensa do equipamento só foi autorizada em Fernando de Noronha, a partir de 17 de novembro. Desde setembro, o arquipélago conta com 100% da população adulta vacinada.
“Em relação às máscaras, isso depende de vários indicadores, especialmente dos indicadores de vacinação. Nós atingimos um número superior [de pessoas vacinadas] a 63% da população acima de 12 anos. Se projetarmos um crescimento em torno de 4% por semana, devemos atingir o começo do mês de dezembro com a imunização completa em algo em torno de 80% da nossa população. A partir daí, poderemos projetar alguns outros avanços em Pernambuco”, explicou Longo.