Papa não preside cerimônia da véspera do Ano Novo

Segundo um porta-voz do Vaticano, Francisco quis que o cardeal Giovanni Battista Re presidisse a celebração

sex, 31/12/2021 - 16:40
Alberto PIZZOLI O papa Francisco celebra missa durante as primeiras vésperas e a oração Te Deum na Basílica de São Pedro, no Vaticano, 31 de dezembro de 2021 Alberto PIZZOLI

O papa Francisco não presidiu a cerimônia da véspera do Ano Novo na Basílica de São Pedro, conforme estava previsto nesta sexta-feira (31), mas proferiu a homilia.

Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, celebrou a cerimônia enquanto o pontífice, de 85 anos, usando uma máscara, passou a maior parte do ato sentando, às margens da sala.

Segundo um porta-voz do Vaticano, Francisco quis que o cardeal presidisse a celebração. A mudança foi anunciada apenas três horas depois de o Vaticano confirmar que o papa celebraria a cerimônia.

No ano passado, o pontífice não pôde celebrar as missas de Ano Novo por causa de ciática, uma afecção nervosa crônica que lhe causa dor no quadril e da qual sofre há tempos.

Tradicionalmente, o papa visita o presépio na Praça de São Pedro depois da véspera do Ano Novo, mas o ato foi cancelado na sexta-feira por medo de que o coronavírus pudesse se espalhar entre a multidão reunida.

COMENTÁRIOS dos leitores