Novos pontos de testagem da Covid-19 serão abertos em PE

O secretário estadual de Saúde reforça que testar contra a Covid-19 é contribuir para combater a doença

por Jameson Ramos qua, 19/01/2022 - 19:27
Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Os novos centros de testagem irão contribuir para atender a grande demanda Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

Nesta quarta-feira (19), durante coletiva de imprensa, o secretário estadual de Saúde André Longo afirmou que a população que faz o teste da Covid-19 está contribuindo para evitar a disseminação do vírus. Para atender a demanda, o Governo de Pernambuco irá disponibilizar dois novos centros de testagem para a detecção do vírus.

Os novos pontos funcionarão no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, que já deve começar os atendimentos na próxima segunda-feira (24), e no Centro de Convenções, em Olinda, que iniciará as atividades até o final deste mês. Ambos funcionarão de domingo a domingo, das 8h às 17h, por demanda espontânea.

"A testagem, principalmente com a introdução da variante Ômicron, é fundamental para que possamos rastrear os contatos de casos confirmados de Covid-19, isolando os positivos e contendo, assim, a disseminação do vírus. Os dois novos centros sob gestão estadual vão facilitar o acesso da população pernambucana à testagem pelo SUS, de forma gratuita, ampliando nossa capacidade e reforçando a vigilância do novo coronavírus em nosso território", explicou Longo.

Quem se dirigir aos locais poderá realizar o teste rápido de antígeno para detecção do vírus e saber o resultado em cerca de 20 minutos.

O centro de testagem do Dona Lindu funcionará próximo à bilheteria do Teatro Luiz Mendonça, atendendo a demanda de pedestres, com a atuação de uma equipe de 37 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. Já o centro de testagem do Cecon atenderá tanto a demanda de pedestres como a demanda de drive-thru.

Para garantir que não faltem exames para a população, André Longo anunciou que a Secretaria Estadual de Saúde está com processo em andamento para aquisição de mais 800 mil testes rápidos de antígeno, que se somarão aos mais de 400 mil testes que já estão em estoque.

COMENTÁRIOS dos leitores