Área de produção de Roncadorzinho passa por levantamento

Na última terça-feira (8), o Iterpe iniciou o procedimento necessário para regularizar as terras do engenho, localizado em Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco; em fevereiro, assassinato de criança, em meio ao contexto conflito fundiário no local, chocou o país

por Marília Parente qua, 09/03/2022 - 15:05
Fetape/divulgação Iterpe iniciou cadastro das famílias que vivem no local. Fetape/divulgação

Na última terça-feira (8), o Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) deu início ao levantamento de área de produção de posseiros e posseiras do Engenho Roncadorzinho, localizado no município de Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco. O levantamento era uma demanda antiga da comunidade, composta por 76 famílias que lutam pela regularização da terra onde vivem há décadas. Em fevereiro, o assassinato do pequeno Jonathas Oliveira, de 9 anos, em meio ao contexto de conflito fundiário existente no local, chocou o país.

O levantamento foi reivindicado ao Governo do Estado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape) e pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), com apoio das comissões de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O procedimento foi iniciado com o cadastro das famílias que vivem na área.

Em seguida, o Iterpe procederá com a análise do campo, peças técnicas, certificação e georrefenciamento dos imóveis. Por fim, o Governo do Estado oficializará a real área do engenho e apresentará a proposta de projeto de parcelamento.

COMENTÁRIOS dos leitores