Homem injeta morfina no braço e perde cinco dedos
Um artigo publicado na revista científica American Journal of Case Reports, em março deste ano, relatou o caso de um paciente que perdeu os cinco dedos de uma mão após injetar três tabletes de morfina trituradas no braço. O caso foi registrado por médicos da Universidade de Brasília (UnB).
O homem de 51 anos é alcoólatra e tem histórico de abuso de drogas. Ele injetou a droga no braço durante uma crise de abstinência e foi levado ao hospital cerca de uma hora depois, com dores severas que não melhoraram com o uso de remédios opióides, utilizados no tratamento da dor oncológica.
Os dedos do paciente começaram a ficar pretos e o antebraço estava frio ao toque e também azulado. De acordo com os médicos, a artéria que recebeu a injeção de morfina foi “obliterada”, ou seja, destruída. O homem também chegou a apresentar falha renal e rabdomiólise, que é o rompimento do tecido muscular que libera proteínas no sangue e podem danificar os rins.
O braço dele teve de ser aberto para aliviar a pressão, liberar os fluidos e retirar parte das proteínas extras, além da amputação de todos os dedos. O paciente ficou 14 dias internado na UTI e precisou passar por uma cirurgia plástica reconstrutiva.