Chuva:Neoenergia alerta risco de choques em casas afetadas

De acordo com a empresa, após o escoamento das águas e o restabelecimento da energia nas áreas mais castigadas pelas chuvas, instalações elétricas e paredes ainda úmidas potencializam os riscos de choques

por Camilla Dantas qui, 02/06/2022 - 19:17
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Chuvas em níveis históricos atingiram a Região Metropolitana do Recife Júlio Gomes/LeiaJáImagens

A Neoenergia deu orientações de segurança para as famílias que tiveram imóveis inundados, devido as fortes chuvas que marcaram a Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com a empresa, após o escoamento das águas e o restabelecimento da energia nas áreas mais castigadas pelas chuvas, instalações elétricas e paredes ainda úmidas potencializam os riscos de choques elétricos. 

Cuidados 

Primeiramente, ao ligar o disjuntor geral da residência ou comércio é necessário observar se as tomadas e os interruptores estão completamente secas. A Neoenergia aconselha que para maior segurança, o ideal é que os circuitos internos sejam vistoriados por um eletricista experiente. É importante também que as tubulações e conduítes estejam enxutos, caso contrário poderão contribuir para o vazamento de corrente em paredes molhadas. 

Outro cuidado necessário, é certificar se os eletrodomésticos e eletrônicos estão secos no momento de serem ligados na tomada. Se estiverem ligados, a empresa orienta que entrem imediatamente em contato com  um profissional autorizado e solicitar a análise. Outra alternativa é aguardar o equipamento secar por completo e tentar ligar na energia. Vale ressaltar que, ao ligar esse tipo de equipamento é necessário estar calçados. 

Já para aqueles que tiveram residências destruídas ou danificadas pela força das águas, é necessário no reparo do imóveis observar  a distância segura da rede elétrica. 

COMENTÁRIOS dos leitores