Homem é condenado por injúria racial em Santa Catarina

Ele gritou para mulher negra sair de calçada "só para brancos"

seg, 11/07/2022 - 16:52
Guarda Municipal de Balneário Camboriú O crime foi registrado por uma terceira pessoa que também passava no local e acionou a Guarda Municipal Guarda Municipal de Balneário Camboriú

Um homem de 47 anos foi condenado a um ano e seis meses de prisão por injúria racial. O caso aconteceu na 2ª Vara Criminal de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense. De acordo com a denúncia do Ministério Público, o homem gritou com uma mulher negra que passava pela calçada dizendo que o local era "só para brancos". A denúncia cabe recurso.

As injúrias foram registradas por uma terceira pessoa, que acionou a Guarda Municipal. Ao confirmar a veracidade do ocorrido com as filmagens, a guarda prendeu o acusado em flagrante delito.

Dentre as ofensas desferidas à mulher, em outubro de 2021, "lhe dou um tiro caso passe pela calçada", "só passam brancos nesta calçada", foram umas delas. O réu chegou a ter o flagrante convertido em prisão preventiva, mas foi solto após decisão judicial em 14 de junho deste ano.

A condenação é em regime semiaberto. O réu, por sua vez, é multirreincidente e tem antecedentes criminais por violência doméstica, mas segue em liberdade de acordo com o Ministério Público.

COMENTÁRIOS dos leitores