Recife: Protesto bloqueia rua da Central do Cadastro Único

Moradores da ocupação do antigo prédio do INSS denunciam truculência da Guarda Municipal do Recife e desorganização na fila do CadÚnico

por Victor Gouveia ter, 19/07/2022 - 11:13

Na manhã desta terça-feira (19), moradores de ocupação no antigo prédio do INSS fecharam a Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio, área Central do Recife, em protesto contra Guarda Municipal. A ocupação e a Central de Atendimento do Cadastro Único dividem o mesmo prédio. 



Entulhos foram incendiados pelos manifestantes para bloquear a rua. Eles relatam que os guardas são agressivos e não conseguem controlar a agitação causada pela movimentação de pessoas que chegam de madrugada para garantir lugar na fila do CadÚnico.



Por outro lado, há relatos de que os moradores costumam jogar objetos dos andares superiores do prédio e que teriam furtado a lona instalada pela Prefeitura para proteger a fila do sol. Ocupantes que estavam na fila nesta manhã não quiseram comentar sobre o ato.

As famílias que foram atingidas pelas chuvas precisam enfrentar a fila de cadastro para receber o auxílio municipal e estadual. Além do auxílio das chuvas, o repasse de outros benefícios federais, como o Auxílio Brasil e o BPC-LOAS, passa pelo cadastramento no Cadúnico. 

Um dos coordenadores do Movimento de Luta e Resistência pelo Teto (MLRT) Jean Carlos dos Lírios apontou que a Prefeitura já foi comunicada, mas a postura da Guarda Municipal não foi corrigida. "Esse fechamento foi motivado pela própria Guarda Municipal, que está tratando as pessoas com truculência e agressão", disse. "Além de tudo, as madrugadas aqui estão sendo complicadas e as famílias dos prédios não estão conseguindo dormir", acrescentou.

O morador da ocupação Robson de Carvalho também reclamou do barulho na região. "Isso aqui não é fila, isso aqui a noite parece uma boate. Vem gente fazer zoada desde a madrugada, os guarda municipais agem com excesso de autoridade, filmando crianças, empurrando gestante e não botam ordem no lugar que era para ter ordem", descreveu. Além da Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros foi acionado, apagou as chamas e por volta das 10h tentava liberar a via.



Com informações de Thaynara Andrade

COMENTÁRIOS dos leitores