Obesidade: Veja principais riscos à saúde e como prevenir

A nutricionista alerta que o maior risco da doença para a saúde, é o desenvolvimento de doenças como câncer, diabetes, hipertensão arterial

qua, 19/10/2022 - 15:50
Pixabay Pessoa fazendo medição Pixabay

O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, foi celebrado no dia 11 de outubro e tem como objetivo alertar e prevenir para os problemas causados pela doença. Pensando nisso, o LeiaJá conversou com a nutricionista Débora França, para esclarecer sobre a Obesidade. 

De acordo com a profissional, o maior risco da doença para a saúde é o desenvolvimento de DCNT’s (Doenças Crônicas não trasmissíveis), como diabetes, hipertensão arterial, resistência à insulina, distúrbio de colesterol e triglicerídeos, apneia do sono, infarto, arritmias cardíaca, câncer, depressão e ansiedade.

Além disso, a nutricionista afirma que a principal forma de prevenção é um estilo de vida ativo e saudável. Sendo ideal a prática regular de atividade física e uma alimentação adequada e equilibrada.

Débora orienta a “evitar o consumo de alimentos processados e ultraprocessados, o consumo de alimentos pouco nutritivos a base de farinhas e açúcares. Uma ingestão adequada de frutas, legumes e verduras pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais. Uma boa noite de sono para evitar desequilíbrios hormonais”. 

Além dessas orientações, a nutricionista destaca a importância do consumo de alimentos in natura, da mastigação adequada (para facilitar a digestão e melhorar a saciedade), consumir a quantidade ideal de água e também fazer a higiene do sono. 

“O tratamento da obesidade é multidisciplinar, deve-se procurar ajuda de profissionais capacitados(nutricionista, profissional de educação física, endocrinologista, psicólogos)”, finalizou a especialista.

COMENTÁRIOS dos leitores