Mesmo com as tragédias, 2022 foi de realizações de sonhos

O ano de 2022 representou um respiro diante de todo o caos que foram os dois primeiros anos da pandemia de Covid-19

por Alice Albuquerque dom, 25/12/2022 - 10:00
Arquivo pessoal A família de Leandro e Joseildo Arquivo pessoal

“Se as coisas são inatingíveis… ora! Não é motivo para não querê-las”, indicou a psicóloga e professora universitária Larissa de Oliveira, de Mário Quintana, ao falar sobre sonhos. Dentre os bons sentimentos do Natal e do final do ano, está a realização de sonhos. É a época em que se cria as metas para o ano seguinte e se analisa as que foram cumpridas ou não no ano vigente e, entre elas, os sonhos. 

A psicóloga explicou que são os sonhos que nos motivam a continuar e não desistir mesmo diante das dificuldades da vida. “Os sonhos dão cor à vida, nos proporcionam dar sentido às nossas vidas. Nos dão um propósito pelo qual significaremos a nossa existência. São eles que nos motivam a continuar a caminhada da vida e fazem parte do que Heidegger chamou de: vida autêntica”, disse. 

Para Larissa de Oliveira, uma vida sem sonhos e metas é sem significado e propósito. “ E uma vida sem significado é uma vida vazia e angustiante. Pessoas sem objetivos e sonhos são como barcos à deriva: não sabem para onde devem seguir e qual devem ancorar. Apenas se deixam levar pela correnteza e pelo vento”, afirmou. 

Sendo assim, a reportagem do LeiaJá falou com pessoas que realizaram sonhos neste ano, depois de toda a angústia e perdas ocasionadas pela pandemia da Covid-19 e várias outras tragédias que aconteceram no Brasil, no mundo e no Recife.

O autônomo Leandro Silva e o enfermeiro Joseildo Silva realizaram o sonho de adotar o segundo filho neste ano, Silas Silva, de 13 anos. O casal já tinha um filho, Paulo Matheus Silva, de 18 anos, também por via adotiva. “Sempre foi um sonho nosso ser pai. Sabiamos que seríamos pais e escolhemos pela via da adoção. Sempre foi um sonho com muita vontade que acontecesse. E a gente correu atrás tanto de Matheus quanto de Silas”, contou. 

Para Leandro, a realização do sonho foi “uma alegria imensa, um prazer imensurável”. “Desde quando começamos o processo da adoção não tivemos pensamento negativo em momento nenhum, ou deixamos de acreditar que o nosso sonho se tornaria realidade. O nosso pensamento era de que o nosso filho já estava nos esperando, só não sabíamos onde e nem quando o telefone tocaria para nos avisar dele”, revelou. 

Agora, o objetivo de Leandro e Joseildo é dar todo o suporte necessário no crescimento e desenvolvimento dos filhos. “Queremos curtir cada momento com eles. Viajar, auxiliar nas tarefas, brincar e dar a atenção necessária a cada um”. 

Já a executiva de negócios Rosinha Lima, realizou neste ano de 2022 o sonho de escrever e publicar um livro de poesia, que não tem lá tanto a ver com a sua vida profissional, pautada pelo atendimento aos clientes. Ela desenvolveu a escrita já na adolescência. “Gostava de escrever textos sobre os sentimentos e já apresentava muita fluidez para escrever cartas, sendo muito explorada quando minhas amigas, por algum motivo nos seus relacionamentos, pediam-me para escrever o que elas queriam transmitir aos namorados”, contou. 

Mas foi em 2008 que Rosinha começou a escrever poemas, no período em que o marido viajava e ela ficava sozinha, “relatando meus sentimentos no papel”, e o sonho começou a ser idealizado.

“Sempre vinha à mente que eu poderia ter um livro de poesias. Nada obstante, igualmente aos meus poemas, era mera imaginação. O tempo passou, teve uma longa pausa e eu retomei de modo vívido esse sonho. No entanto, era um desejo, uma vontade de efetivar esse potencial como escritora, mas nada fazia rumo à essa realização. Em certo momento, em março deste ano, eu parei e pensei: eu quero muito que isso aconteça. Preciso ter atitude. Preciso agir nesse processo e só depende de mim buscar as alternativas. Assim o fiz”, disse. 

E foi no intervalo de nove meses, entre março e dezembro, que Rosinha Lima escreveu o livro “Gotas de Sensibilidade”, que já está na pré-venda. A realização foi uma meta para 2022. “Era uma das minhas metas de vida emergir para o mundo literário. A ideia era ter o meu livro disponível como opção de presente de Natal. Uma maneira de falar de amor em momento bem oportuno e de forma mais abrangente. Como o processo de produção/finalização é demorado, não foi possível”, afirmou.

A sensação da realização para a agora - e oficialmente - escritora é de felicidade e gratidão. “Saber que a semente daquilo que você tanto quis, brotou, vai se transformando e permanecerá disponível a todos é muito gratificante. Tenho um objetivo maior por trás desses sentimentos em versos, que é o estímulo à leitura”, confessou. 

Agora, a espera e a nova meta de Rosinha Lima é o lançamento do livro, que ainda não tem data. “É um clichê necessário: é como esperar um filho nascer e apresentá-lo ao mundo. Uma ansiedade benéfica, promovida pela alegria de poder compartilhar um momento único com pessoas queridas. Ocasião da realidade. Meu sonho no modo físico, palpável, transmitindo ‘Gotas de Sensibilidade’”, relatou. 

COMENTÁRIOS dos leitores