PF erradica mais de 120 mil pés de maconha no interior

A quantidade interceptada seria suficiente para produzir 26 toneladas de maconha para consumo, afirma a polícia federal

por Rachel Andrade qua, 22/02/2023 - 18:27
Divulgação/PF A ação foi realizada no sertão pernambucano Divulgação/PF

A Polícia Federal, por meio de sua delegacia em Salgueiro (PE) realizou, nos dias 02 e 16 de fevereiro, a Operação Polígono I, que identificou e erradicou 128 mil pés de maconha no sertão pernambucano. Segundo o órgão, a operação evitou a produção de 26 toneladas da substância. Também foram apreendidos 10 quilos de maconha já pronta para o consumo.

A localização dos plantios, 58 no total, foi feita por um mapeamento realizado pela Polícia Federal em algumas ilhas dos Rio São Francisco, na Região de Orocó/PE, Salgueiro/PE, Cabrobó/PE, Belém do São Francisco/PE, Betânia/PE, Flores/PE, Carnaubeira da Penha/PE e Parnamirim/PE.

A operação contou com o reforço da polícia militar, civil e penal. “Os policiais trabalharam com incursões terrestres e fluviais, com o emprego de botes infláveis e duas aeronaves sendo uma da Polícia Federal através do GTA-Grupo Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social/PE e a outra da CIPOAER-Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas/CE.”, explicou a PF por meio de nota.

Em todo o ano de 2022 a PF erradicou o total de 1,6 milhão de pés de maconha. Pelos cálculos do órgão, 320 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas, e 5 toneladas do produto pronto para consumo foram apreendidos.

COMENTÁRIOS dos leitores