Paraguaios são resgatados em situação análoga à escravidão

Estrangeiros viviam presos em fábrica de cigarros, na qual eram obrigados a cumprir uma jornada de trabalho de 12 horas por dia, sem direito a remuneração

por Guilherme Gusmão seg, 20/03/2023 - 20:11
Divulgação / Polícia Federal Vítimas viviam em condições precárias dentro da fábrica Divulgação / Polícia Federal

Nesta segunda-feira (20), a Operação Libertatis da Polícia Federal, identificou dezenove paraguaios em situação análoga à escravidão em uma fábrica de cigarros na cidade de Duque de Caxias, na região da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro.

Os agentes encontraram os estrangeiros alojados na própria fábrica, em um local sem higiene. A investigação apontou que eles não tinham direito a remuneração, além disso, trabalhavam 12 horas por dia, nos sete dias da semana.

Ainda de acordo com a PF, os paraguaios conviviam com animais, esgoto a céu aberto e com os próprios resíduos da produção dos cigarros. Os estrangeiros eram mantidos presos e tinham contato com apenas uma pessoa, que entregava os mantimentos. Essa sempre entrava no local portando arma de fogo, e usava máscara para não ser identificada.

Aos policiais, os estrangeiros disseram ter sido tirados do Paraguai com os olhos vendados, e com a promessa de que iriam trabalhar na indústria têxtil.

A Operação também teve como objetivo, reprimir outros crimes, entre eles, organização criminosa, sonegação, fraude no comércio e delito contra as relações de consumo. Com o apoio do Ministério Público do Trabalho e da Receita Federal, foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão.

 

COMENTÁRIOS dos leitores