Chuvas em Belém exigem cuidados redobrados com veículos

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou que a capital paraense está em alerta amarelo, devido aos constantes temporais no mês de março

qua, 22/03/2023 - 15:28
LeiaJáImagens Alagamentos exigem atenção redobrada de motoristas LeiaJáImagens

O mês de março começou com chuvas fortes em todo o Brasil, de acordo com a previsão do tempo divulgada pela Climatempo. Na região Norte, as elevadas temperaturas favorecem a formação de nuvens de temporais, como é o caso da cidade de Belém. O Instituto Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou que a capital paraense está em alerta amarelo.

Moradores da Região Metropolitana temem os problemas que a chuva pode causar aos veículos. Quem trabalha em transportes precisa ter cuidados para evitar acidentes de trânsito ou os danos ao veículo.

Para se prevenir de problemas mecânicos durante o período chuvoso, o especialista em mecânica Igor Lucas destaca a importância de manter a revisão do veículo em dia. “Se alguém for realizar viagens durante esse período, é importante fazer essas avaliações para evitar transtornos”, disse. 

Segundo Lucas, é preciso verificar a questão do alinhamento, balanceamento e também o sistema de arrefecimento, o qual tem a função de resfriar o motor. Além disso, é importante a revisão de óleo e filtros, para manter um bom funcionamento do motor do carro.

“A questão do motor é muito importante para evitar a dor de cabeça da quebra dessa máquina, além de outras peças que compõem esse sistema. Os para-brisas também devem receber manutenção, para manter uma vida útil boa”, sugeriu Lucas. 

Manter os pneus de veículos em bom estado é um cuidado redobrado que todo condutor deve ter durante toda a vida útil do veículo. “Em tempos de chuva, é sempre bom ter os pneus novos; quanto menos borracha, menos terá aderência com o contato com o solo molhado”, acrescentou Igor Lucas 

“Todo pneu sai de fábrica com TWI, que é o limite de segurança de cada pneu. Ele vem lá do fundo do sulco mínimo do pneu e é muito importante verificar para ver se não está bem perto da base, pois se estiver nesse estado, é a hora certa para trocar”, explicou o mecânico. 

Outro alerta é não estacionar veículos embaixo de árvores, pois os ocupantes podem estar em risco caso ocorra queda de galhos ou mesmo do próprio vegetal. Ao deparar com uma enchente, a ação mais segura é esperar o escoamento da água ou dar meia volta com seu veículo para seguir por outro caminho.

“Hoje nós sabemos que não é mais obrigatório, mas é superimportante andar com seu extintor de incêndio. Além disso, reforço que sempre devem usar o cinto de segurança, colocar crianças nos assentos especiais, nas cadeirinhas, pois além dos transtornos causados pela chuva, você também quer evitar multas”, finalizou o mecânico. 

Por Vitória Reimão (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores