Cehab inicia os trabalhos de limpeza do Canal do Fragoso
A iniciativa é uma ação preventiva num local conhecido por ser ponto de alagamento durante os períodos de chuvas
A Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) deu início nesta quarta-feira (12) aos trabalhos de limpeza do Canal do Fragoso, em Olinda. A iniciativa é uma ação preventiva num local conhecido por ser ponto de alagamento durante os períodos de chuvas.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Simone Nunes, a ação é um trabalho prévio para que, durante as chuvas de inverno, seja possível manter um melhor desempenho das obras de alargamento, revestimento e desobstrução do Canal do Fragoso. “Além das obras do governo do Estado, hoje iniciamos a limpeza das baronesas e a retirada de detritos para dar maior fluidez ao percurso das águas e garantir maior segurança no período de chuvas”, diz a secretária.
A ação iniciada pela Cehab envolve o uso de máquinas retroescavadeiras e caminhões que estão auxiliando na retirada dos detritos. O Canal do Fragoso integra o projeto de construção da Via Metropolitana Norte, executado pela Cehab. Atualmente, o governo do Estado realiza as obras para o alargamento, revestimento e desobstrução do canal, dentro das intervenções urbanísticas na Via Metropolitana Norte, obra que se arrasta há dez anos e que envolve a construção das vias de acesso ligando a PE-15 à ponte do Janga.
Em todo o trecho da obra, o governo executará a limpeza do Canal do Fragoso através de contrato específico. Em partes específicas da intervenção, o governo vem negociando uma parceria com o Exército brasileiro para a limpeza da foz do canal e também articula com a Prefeitura de Olinda o ordenamento dos trechos de obras que já foram entregues.
Sobre as desapropriações, ainda restam imóveis remanescentes no trecho de execução de obras da Via Metropolitana Norte. A previsão é que as demolições desta nova fase sejam iniciadas até o fim do mês, o que vai possibilitar o andamento das obras de alargamento do Canal do Fragoso até a ponte de Rio Doce. A administração estadual ainda faz a interlocução com a Prefeitura de Olinda para que o município realize o ordenamento dos trechos já concluídos.
*Da assessoria