Feira mostra produção de cooperativas no Pará

Evento ocorre na Estação das Docas, em Belém, e abre caminho para a expansão de negócios do cooperativismo no Estado

qui, 27/04/2023 - 19:05

Começou na quarta-feira (26), em Belém, a 3ª edição da FENCOOP (Feira de Negócios do Cooperativismo), com o tema “A diversidade no negócio cooperativo”. O evento está sendo realizado na Estação das Docas, até a sexta-feira, 28 de abril.

A feira é organizada pelo Sindicado das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (Sistema OCB/PA) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (Sescoop/PA). Tem como objetivo promover o reconhecimento desse modelo de negócio para a sociedade paraense e a economia estadual.

De acordo com Diego Andrade, coordenador da FENCOOP, a feira foi idealizada como um espaço para as cooperativas paraenses mostrarem todo seu potencial, produtos e serviços. “Fazer com que a sociedade conheça de fato o que está chegando na mesa dela no dia a dia e o movimento feito por essas cooperativas”, disse o coordenador do evento.

Além da visibilidade para as cooperativas, o evento também proporciona geração efetiva de negócios, com a presença de parceiros estratégicos como o SEBRAE e o Governo do Estado, explicou Diego Andrade. 

No primeiro dia de feira ocorreu a Assembleia Geral Ordinária do Sistema OCB/PA, feita anualmente, quando é apresentado o relatório de gestão, prestação de contas e apresentação de novos projetos para as cooperativas. "A Assembleia é feita para termos essa transparência para os nossos cooperadores", disse Jackeline Rocha, do setor administrativo e financeiro OCB/PA.

A abertura oficial da 3° FENCOOP teve apresentação do jornalista João Jadson, da TV Liberal. A feira conta com programação aberta ao público, gratuita e com a presença de cooperativas de todos os ramos de atividades econômicas, como agricultura familiar, coleta seletiva, saúde, crédito, energia renovável, artesanato, transporte, educação, prestação de serviços e turismo ecológico.

Para Jane Lika, gerente administrativa da C.A.M.T.A (Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu), a feira é uma oportunidade para que mais pessoas possam conhecer a força do cooperativismo que, além da função social e econômica, proporciona a expansão do mercado regional.

A Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares - CAFA, de Salvaterra, no Marajó, cultiva verduras e raízes para comércio. Também produz frutas que são transformadas em polpa para venda no município. Este é o primeiro ano em que a cooperativa participa da feira, sendo a única representante do Marajó. “Nós estamos gostando muito da experiência de estarmos aqui e esperamos que a feira traga mais conhecimento para todos nós”, disse a agricultora Elimara de Lima.

Segundo Karla Barros, empresária e lojista da Cacauway - O chocolate da Amazônia, a feira proporciona a realização de “intercooperação” entre os presentes. “Trazer outras marcas para dentro da nossa cooperativa e fazer produtos juntos”, afirmou a empresária.

O evento é uma oportunidade para que as cooperativas possam fazer parcerias e contatos novos, afirmou Carlos Portugal, secretário da CART (Cooperativa dos Agricultores da Região da Tailândia). “Por aqui vão passar muitas pessoas e supermercados que nós ainda não temos contatos, esperamos comercializar também para esses supermercados e atender o Pará”, explicou Carlos.

“Buscamos o reconhecimento e também conhecer outras cooperativas e oportunidades, conhecer a forma que eles trabalham, e poder levar como inspiração”, afirmou Lorena Beatriz Santos, auxiliar administrativa da COOPERURAIM (Cooperativa dos Produtores Rurais de Paragominas).

A FENCOOP é a única feira de negócios feita somente por cooperativas no Brasil. De acordo com Edilson Teixeira Junior, analista da OCB, a feira é um caminho de mostrar para a sociedade que o cooperativismo é forte, gera negócios e possui uma diversidade.

“A programação da 3ª FENCOOP é voltada para mostrar ao público toda a diversidade deste mercado que está em ascensão. Além disso, haverá o encontro de jovens e mulheres cooperativistas, seminários, palestras e apresentações culturais”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Programação completa

Dia 26, quarta

14h – AGO do Sistema OCB/PA

15h – Exposição dos produtos e serviços das cooperativas

17h – Cerimônia de Abertura

20h – Apresentação Cultural

Dia 27, quinta

08 - Relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - CONAB

15h - Exposição dos produtos e serviços das cooperativas

15h - Seminário de Negócios em Redes Cooperativistas

16h - Visita guiada de negócios

18h - FENCOOP Digital

20h - Apresentação Cultural

Dia 28, sexta

09h - 1º Workshop Nacional das Cooperativas de Consumo da Construção Civil

15h - Exposição dos produtos e serviços das cooperativas

15h - 1º Encontro de Jovens Cooperativistas

16h - Visita guiada de negócios

16h - 1° Encontro de Mulheres Cooperativistas

18h - FENCOOP Digital

20h - Apresentação Cultural

Por Emilly Lopes, Hellen Rocha e Júlia Marques (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores