Chuvas: Recife entra em alerta máximo; veja orientações

Emergências devem ser comunicadas à Defesa Civil, através do telefone 0800 081 3400

qua, 24/05/2023 - 10:56
Reprodução/Twitter/@prisciIas Alagamento no Recife Reprodução/Twitter/@prisciIas

Um novo comunicado do Centro de Operações do Recife (COP), nesta quarta-feira (24), informou que a capital pernambucana entrou em estágio de alerta máximo desde às 5h50, devido ao acúmulo das chuvas. O monitoramento pluvial também é realizado pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), que emitiu alerta laranja, aviso de risco moderado a alto. O prefeito João Campos (PSB) orientou que a população evite se deslocar.

"Estamos em alerta, acompanhando a madrugada inteira o impacto da chuva. Foram mais de 75mm nas últimas 6 h e nossas equipes estão mobilizadas no apoio à população. Com a maré subindo e a previsão de mais chuva, suspendemos as aulas e orientamos a população a evitar deslocamentos", escreveu o prefeito João Campos, nas redes sociais.

Além do Recife, a região metropolitana (RMR) também sofreu com chuvas fortes nas últimas horas. Jaboatão dos Guararapes foi a cidade mais afetada, com acúmulo de 115 mm, de acordo com a Apac. Ainda segundo a agência, os seguintes maiores acúmulos são: Recife (104 mm), Camaragibe (78 mm), São Lourenço da Mata (68 mm) e Olinda (62 mm).

Até o momento, não há registros de deslizamentos de barreira na região. A Defesa Civil recebeu seis solicitações, relacionadas a vistorias e colocação de lonas, sendo todas de natureza não grave. Há exatamente um ano, o Corpo de Bombeiros realizava o primeiro atendimento a um deslizamento de barreira no outono de 2022, período mais chuvoso em Pernambuco.

Entre a noite de 24 de maio e a madrugada de 25 de maio, o casal Sérgio Pimentel do Santos e Rosemary Oliveira da Silva desapareceram nos escombros da própria casa, na comunidade do Córrego do Abacaxi,em Olinda. As vítimas foram encontradas sem vida no dia seguinte.

Orientações da Defesa Civil de Pernambuco

Telefone para emergências: (81) 0800 081 3400 (24h, gratuito)

- Fique atento aos alertas da Defesa Civil;

- Procure locais seguros se morar em área de risco;

- Observe sinais de movimentação do terreno e avise a Defesa Civil;

- Feche portas e janelas, retire aparelhos eletrônicos e desligue a central de energia e água ao sair de casa;

- Evite áreas alagadas e contato com água de alagamento;

- Use serviços de rádio ou aplicativos para evitar áreas alagadas no trânsito;

- Não pare perto de árvores ou postes durante enxurradas;

- Nunca atravesse pontes ou ruas alagadas.

Outros telefones úteis

CTTU: 0800 081 1078

SAMU: 192

Emlurb: 156

Bombeiros: 193

COMENTÁRIOS dos leitores