Saiba dicas para a pele não ficar ressecada no outono

Os cuidados devem ser redobrados e a rotina deve ser mantida nessa época a até intensificada com a baixa umidade do ar seco aliada à poluição

por Camily Maciel ter, 13/06/2023 - 17:37
Imagem/Freepik Imagem/Freepik

Basta uma mudança maior de temperatura que a saúde da pele  começa a ficar ressecada. Os cuidados com a pele devem ser redobrados no outono e no inverno e a rotina de cuidados  deve ser mantida nessa época, ou até intensificada em alguns aspectos. Com a baixa umidade do ar seco aliada à poluição, também é comum os lábios e outras partes do corpo ficarem ressecados. 

“As queixas mais comuns são que a pele ficou mais áspera, ressecada, com descamação e vermelhidão e os pacientes que mais sofrem são aqueles que já possuem algum problema de pele como dermatite atópica, psoríase e acne. Além disso, dois fatores que contribuem diretamente para a saúde da nossa pele são a ingestão de água, que geralmente é menor no tempo frio, e a temperatura do banho, que tende a ser maior piorando o ressecamento”, explicou a dermatologista Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, Dra. Fabiana SeidI. 

Confira três dicas da dermatologista para a pele não ficar ressecada: 

Regule a temperatura do banho:O principal hábito ruim é tomar banhos demorados e muito quentes. A água em alta temperatura retira a oleosidade e favorece o aparecimento da dermatite seborreica. Esfregar muito a pele corporal com a bucha também agride os tecidos e resseca ainda mais. A temperatura da água do banho deve ficar entre 35º C e 40º C, embaçando só um pouco o espelho. 

Tenha atenção ao skincare facial e corporal: Tenha preferência por sabonetes líquidos mais suaves, e após a limpeza e tonificação, aplique hidratantes com ácido hialurônico e ativos firmadores na pele. Vale lembrar que mesmo no outono-inverno, deve-se utilizar protetor solar diariamente. Já para o corpo, hidratantes corporais. Aplique na pele ainda úmida para potencializar a penetração do produto e dê preferência para casacos e blusas de moletom, de algodão ou flanela para evitar contato direto com a pele e prevenir coceiras e alergias.  

Cuide dos pés: Um erro comum ao cuidar dos pés é lixá-los com intensidade, pois quanto mais agressiva for a esfoliação, maior será o rebote produzido pela pele, então a pele fica ainda mais grossa. A esfoliação natural é a melhor forma para resolver o problema da pele mais grossa. Antes de esfoliar, os pés devem ser absorvidos em uma solução que pode ser de água com uma mistura de óleos e só depois fazer a esfoliação, em movimentos circulares.  

COMENTÁRIOS dos leitores