Clareamento dental com água oxigenada põe saúde em perigo
Presidente do Conselho Regional de Odontologia, cirurgião dentista Marcelo Folha alerta para os riscos do procedimento que virou moda nas redes sociais
É bem provável que você já tenha visto nas redes sociais ou escutado alguém falar que usar água oxigenada na boca é bom para clarear os dentes. Cuidado! Isso não é verdade.
A mais recente trend que viralizou nas redes sociais tem deixado os profissionais de odontologia preocupados. Jovens estão usando água oxigenada para fazer bochecho e gargarejo para clarear os dentes. A prática não é recomendada pelos cirurgiões-dentistas, em virtude dos altos riscos associados.
A água oxigenada é um produto químico, fabricado em diferentes texturas e concentrações, cujo nome científico é peróxido de hidrogênio. A fake news surgiu porque alguns clareadores realmente contêm, entre outros componentes, o peróxido de hidrogênio em sua formulação de maneira balanceada e a venda só é permitida com indicação e receita do dentista, mas o produto sozinho não tem esse poder.
“Fazer bochechos com água oxigenada pode causar danos sérios à sua saúde bucal. A a água oxigenada, comprada na farmácia, não foi feita para este fim, mas sim para curar inflamações ou machucados”, afirma o cirurgião dentista Marcelo Folha, presidente do Consellho Regional de Odontologia. “No consultório, para o clareamento dental, é usado um gel profissional que na sua composição tem água oxigenada, porém, é controlado e aplicado com barreiras gengivais e moldeiras para proteger os tecidos moles da boca, como a gengiva, a língua e os lábios”, explica o cirurgião dentista.
Outras “modas” que circularam na internet foram o uso do carvão e a mistura de bicarbonato de sódio com limão, que, em teoria, ajudariam a clarear os dentes. Ambas foram desacreditadas por profissionais, pois auxiliam na destruição do esmalte do dente.
No caso do uso indiscriminado e contínuo da água oxigenada como um enxaguante bucal, é necessária a suspensão imediata do produto e a utilização de pomadas especificas para cicatrizar os machucados e queimaduras, receitadas por um profissional. “A tentativa caseira de branqueamento dental pode resultar em dentes mais manchados e de aparência desagradável, além de fazer mal à saúde”, conclui Marcelo Folha.
Por Dina Santos, especialmente para o LeiaJá.