PF-PE investiga novos desvios no programa 'Leite de Todos'
Ex-servidor da Secretaria de Desenvolvimento Agrário é suspeito de, junto a empresários do estado, desviar dinheiro do programa social
A Polícia Federal (PF) em Pernambuco deflagrou, nesta quarta-feira (2), a segunda fase da Operação Desnatura, que investiga desvios de verba no Programa “Leite de Todos” ou Programa de Aquisição de Alimentos na Modalidade Leite (PAA-Leite). Em junho deste ano, a PF realizou a primeira investida. O objetivo da Desnatura 2 é desmontar um novo núcleo criminoso, cuja atuação acontecia na Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado.
Essa ação é um desdobramento da Operação Lácteos, deflagrada em novembro de 2022, a partir de uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). Entre os principais suspeitos, está um ex-servidor da secretaria estadual, responsável por esquematizar a fraude ao programa social.
De acordo com a polícia, as investigações revelaram que empresários ligados a empresas de laticínios no interior, além de uma outra empresa no Recife, teriam desviado verbas do Governo Federal - PAA-Leite que deveriam ter sido destinadas à aquisição de leite cru, fornecido por pequenos produtores rurais inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Nas fases anteriores do trabalho, o Poder Judiciário chegou a decretar o sequestro patrimonial de bens e valores dos investigados, no valor total de R$ 95.931.880,15, a fim de descapitalizar a organização criminosa e ressarcir os cofres públicos.
A operação desta quarta-feira (2) cumpre nove mandados de busca e apreensão em Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, São Benedito do Sul, Maraial, em Pernambuco; e em São Paulo e Rio de Janeiro.