Povo Xucuru, de Pesqueira, realiza ato em frente ao TRF5

Indígenas protestam contra a reintegração de posse da Aldeia Caipé, em Pesqueira

por Vitória Silva qua, 09/08/2023 - 13:47
Vitória Silva/LeiaJá Imagens Indígenas durante ato no Recife Vitória Silva/LeiaJá Imagens

Indígenas do Povo Xucuru de Ororubá realizam, nesta quarta-feira (9), um ato em frente ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), onde acontece o julgamento da reintegração de posse da Aldeia Caipé, em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. A terra, sagrada para o povo Xucuru, além de servir de moradia, contempla serviços de saúde, educação e agricultura, acessíveis para a população.

--> Reintegração de posse ameaça Povo Xucuru de Pesqueira

No local, vivem 42 famílias Xucuru, cerca de 200 pessoas. A propriedade sob ação judicial está no coração do território indígena, que no total, ocupa 25 mil hectares e é de quase 12 mil pessoas.

Sete desembargadores devem decidir se a Aldeia Caipé permanece parte do território Xucuru. O julgamento se inicia às 14h, desta quarta-feira, já com dois votos favoráveis à reintegração de posse, ou seja, em desinteresse da nação indígena. Restam os votos de cinco desembargadores.

“A fazenda Caípe foi retomada em 1992, eu era jovem e participei dessa retomada quando meu pai ainda era cacique. Foi a conquista de um espaço sagrado do povo Xucuru. Nossos ancestrais sempre circularam, viveram ali. Fico temeroso, mas acredito que as forças encantadas irão tocar no coração desses que vão julgar”, disse o cacique Marcos Xucuru.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores