Covid-19: Cientistas orientam retorno do uso de máscaras

Casos da doença aumentaram 80% no mundo, entre julho e a primeira semana de agosto

por Vitória Silva qua, 16/08/2023 - 13:23
Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo Mulher usando máscara cirúrgica descartável Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

A chegada de uma nova variante da Covid-19 tem preocupado as centrais de monitoramento do coronavírus ao redor do mundo. A sub-cepa, ainda não formalmente nomeada, é chamada de BA.6 e teria uma alta tendência de mutação. Até o momento, ela foi encontrada apenas em Israel e na Dinamarca, mas estaria circulando simultaneamente à variante da Ômicron, chamada Eris.

A informação consta em uma reportagem recente do jornal britânico Mirror, que cita a preocupação expressa pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla original, em inglês) sobre a maior incidência de pacientes sintomáticos e o retorno do uso das máscaras. 

Desde então, cientistas ingleses têm se manifestado sobre o tema nas redes sociais e jornais de saúde. Alertando sobre o uso de máscaras, a Dra. Trisha Greenhalgh, especialista em cuidados primários de saúde da Universidade de Oxford, escreveu no Twitter: "Meus vários grupos científicos do WhatsApp estão zumbindo. Clipes e diagramas de linhagem genética voando de um lado para o outro. Eu entendo pouco dos detalhes, mas parece que é mais uma vez hora de usar máscaras". 

A professora Christina Pagel, matemática da University College London, que é membro titular do grupo Independent SAGE, disse na plataforma de mídia social que era "muito, muito cedo", mas admitiu que a variante tem "muitas novas mutações que a torna diferente das cepas Omicron anteriores". Ela acrescentou que isso significava que era "potencialmente mais capaz de causar uma grande onda". 

Em um artigo de opinião no British Medical Journal da terça-feira (15), a professora afirmou que era "razoavelmente certo que entramos em outra onda do Covid-19" - embora tenha enfatizado que é "improvável que essa onda cause um grande aumento nas internações hospitalares ou mortes" por causa da alta taxa de vacinação do Reino Unido. 

Ela acrescentou que um de seus principais temores era que as infecções por Covid pudessem sobrecarregar o NHS ao ocorrerem ao mesmo tempo que a infecção por influenza e o vírus sincicial respiratório, como visto no inverno passado. A professora Pagel disse que também existe o cenário "menos provável" de uma nova variante não descoberta, que pode superar a resistência existente das pessoas ao vírus.

Covid-19 no mundo

Nenhuma orientação oficial para máscaras faciais foi emitida pelo governo ou autoridades de saúde pública no Reino Unido e a exigência legal de usar uma cobertura facial terminou em 27 de janeiro de 2022.

De acordo com o NHS, temperatura alta ou tremores incontroláveis, tosse contínua e perda de olfato ou paladar são os principais aspectos a serem observados, mas o governo também lista falta de ar, sensação de cansaço ou exaustão, dor no corpo, dor de cabeça, dor de garganta, nariz entupido ou escorrendo, perda de apetite, diarréia e mal-estar. 

Cerca de 1,5 milhão de novos casos de Covid-19 foram registrados em todo o mundo entre 10 de julho e 6 de agosto deste ano – um aumento de 80% em relação ao período anterior. Durante os mesmos 28 dias, o vírus causou ainda 2,5 mil mortes – uma queda de 57% em relação ao período anterior. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

COMENTÁRIOS dos leitores