Consulado dos EUA em SP ficará fechado nesta quarta-feira

Será realizado no prédio, na Chácara Santo Antônio (zona sul), e nas imediações um exercício de segurança para eventos de grande porte

ter, 12/09/2023 - 10:21

Na quarta-feira (13), o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo estará fechado ao público. Será realizado no prédio, na Chácara Santo Antônio (zona sul), e nas imediações um exercício de segurança para eventos de grande porte. Assim, o consulado estará fechado ao público e não haverá atendimento aos solicitantes de visto.

A simulação vai acontecer das 8 horas às 13 horas, na sede e nas proximidades do consulado. As ruas Henri Dunant e Thomas Deloney permanecerão interditadas das 7 horas às 14 horas.

Esse exercício faz parte dos treinamentos que ocorrem periodicamente em instalações diplomáticas do governo norte-americano em todo o mundo. Treinamentos similares já aconteceram em São Paulo em 2014 e 2016.

Os principais objetivos são a preparação dos funcionários do consulado para eventuais emergências e a coordenação com agentes locais acionados nesse tipo de situação, como policiais, bombeiros e socorristas.

O treinamento envolverá carros de polícia, ambulâncias, helicópteros, alarmes e explosões e terá a participação de policiais civis e militares, equipes médicas dos serviços público e privado e outros profissionais.

Segundo o consulado, folhetos informativos estão sendo distribuídos aos moradores da vizinhança para avisar sobre o exercício.

Ao longo deste ano, a fila de espera para a entrevista para quem deseja tirar o visto americano para turismo e negócios (B1/B2) esteve em vários meses superior a 200 dias no consulado na capital paulista.

O Brasil passa pela maior demanda por vistos para os Estados Unidos em todos os tempos. Em média, seis mil são processados todos os dias nas cinco representações consulares existentes do País.

Ao todo, 1,2 milhão de vistos para entrar nos EUA deverão ser processados até o fim deste ano no País.

COMENTÁRIOS dos leitores