Incra reconhece área de comunidade quilombola na Paraíba
A área de aproximadamente 135 hectares, abriga 280 pessoas quilombolas divididas em 49 famílias
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), demarcou uma área de aproximadamente 135 hectares pertencente a Comunidade Remanescente de Quilombo Fonseca, no município de Manaíra, no Sertão da Paraíba. A medida foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (12).
Atualmente, a localidade abriga 280 pessoas que estão divididas em 49 famílias quilombolas. Esses moradores se autodeclaram descendentes de pessoas escravizadas, que foram obrigadas a trabalharem nas plantações de algodão da região e que escolheram a área para manter as suas tradições e culturas vivas.
Em 2009, a Fundação Cultural Palmares, reconheceu e certificou a região como remanescente de quilombo. Esse título, possibilitou que, em 2011, os procedimentos de regularização e titulação fossem iniciados junto ao Incra.
Os limites e fronteiras do território da comunidade já estão descritos na portaria do Incra. A planta e o memorial descritivo da área estão podem ser acessados pelo site do instituto.