Aeroportos da França voltam a ser evacuados

Entre os aeroportos onde foram realizadas evacuações nesta quinta-feira estavam Brest, Carcassonne, Rennes, Bordeaux, Montpellier e Nantes

qui, 19/10/2023 - 15:14
Charly Triballeau Passageiros sentados no chão fora do aeroporto de Toulouse-Blagnac, no sudoeste da França Charly Triballeau

Pelo menos 11 aeroportos franceses foram evacuados nesta quinta-feira (19), alguns brevemente, devido a avisos de bombas, assim como o Palácio de Versalhes, disseram várias fontes à AFP.

Na véspera, a maior parte dos grandes aeroportos franceses, com exceção dos parisienses Charles de Gaulle e Orly, foram temporariamente evacuados devido a ameaças semelhantes, o que provocou o cancelamento de 130 voos.

"Alertas falsos organizados são perigosos e inaceitáveis", escreveu o ministro dos Transportes, Clément Beaune, na rede social X, especificando que cada caso é denunciado à Justiça.

As autoridades elevaram o nível de alerta para "atentado de emergência" na última sexta-feira, após o assassinato naquele dia do professor Dominique Bernard por um islamita radicalizado em Arras (norte).

Entre os aeroportos onde foram realizadas evacuações nesta quinta-feira estavam Brest, Carcassonne, Rennes, Bordeaux, Montpellier e Nantes, segundo a fonte, que pediu anonimato.

A Direção-Geral da Aviação Civil confirmou à AFP que "vários aeroportos" receberam "ameaças de ataques" durante a manhã, sem especificar quais ou quantos.

Alguns aeroportos relataram eles próprios a situação. O de Lille indicou na rede social X que seria evacuado devido a "um alerta de bomba", antes de anunciar a reabertura meia hora depois.

"De acordo com os serviços do Estado, o terminal está sendo evacuado para proceder aos controles necessários", informou o aeroporto de Nantes, que recebeu "um aviso de bomba".

O aeroporto fronteiriço de Basel-Mulhouse, um dos maiores aeroportos regionais da França e o terceiro da Suíça em tráfego aéreo, também foi evacuado ao meio-dia, disse uma porta-voz.

Além dos aeroportos, as autoridades evacuaram novamente o Palácio de Versalhes nesta quinta-feira, pela quarta vez desde sábado. Naquele dia, o museu turístico do Louvre também foi evacuado devido a alertas semelhantes.

COMENTÁRIOS dos leitores