RMS registra óbitos por acidente de trabalho em novembro

Comparado ao ano passado, o aumento desse acaso é de 48%, segundo dados da Dataprev

por Camily Maciel qui, 30/11/2023 - 16:46
Divulgação/Trabt Medicina Treinamento sobre os requisitos e medidas de proteção para o trabalho Divulgação/Trabt Medicina

De acordo com os dados da Dataprev divulgados neste mês, ao longo de 2023, a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) registrou 40 óbitos por acidente de trabalho, índice que comprova um aumento de quase 50% em relação ao ano anterior, de 27 mortes. Somente no mês de novembro foram registrados dois óbitos. 

O primeiro registrado no dia 9 de novembro, em Votorantim, São Paulo, cuja vítima foi um homem de 59 anos, que caiu de uma altura de quatro metros ao sofrer uma descarga elétrica; e a outra fatalidade ocorreu no dia 15, quando um homem de 39 anos perdeu a vida ao ser atingido por uma caixa d’água, em Boituva. Segundo o Ministério da Previdência Social, os acidentes mais comuns são quedas; choques contra objetos; e choques elétricos. O uso de EPIs e treinamentos para direcionar os colaboradores podem ser a solução para que este número diminua. 

“É notório que o número de acidentes de trabalho nos últimos anos vem crescendo, dentre as atividades com maior relevância estão os trabalhadores dos serviços em saúde, construção civil, prestadores de serviços de manutenção e conservação.  Dentre as partes do corpo mais frequentemente atingidas segundo as notificações de acidentes de trabalho são dedo, pé, mão e joelho”, afirma o engenheiro de segurança do trabalho na Trabt Medicina e Segurança do Trabalho, Rodrigo Soravassi. O engenheiro complementa que a prevenção de acidentes está apoiada em vários pilares e depende de uma série de fatores. 

Como prevenir acidentes de trabalho  

As medidas de prevenção devem ser desenvolvidas com base nos trabalhos exercidos pelos colaboradores, priorizando sempre a melhor condição para que não cause danos à saúde, como explica Rodrigo Soravassi. “De modo geral, o empregador deve implementar medidas de prevenção antes do início das atividades e reavaliar as exposições periodicamente, dentre as principais ações do empregador encontra-se a elaboração e implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que nortearão as medidas a serem implementadas”, finaliza.  

 

COMENTÁRIOS dos leitores