Força de Lula e Campos marca debate sobre pesquisa

Segurança pública e a saúde são os dois maiores problemas apontados pelos eleitores na cidade e que devem ter peso na escolha do candidato

por sex, 13/07/2012 - 19:31
Emmanuel Wagner/LeiaJáImagens

A campanha começou de verdade e uma das maiores questões será a briga entre o ex-presidente Lula e o governador Eduardo Campos para saber quem terá condições de puxar mais votos para seu candidato. Essa foi uma das polêmicas que marcaram o debate realizado hoje (13), pelo Portal Leia Já, transmitido ao vivo pela internet com a participação de jornalistas e coordenadores da pesquisa do Instituto Maurício de Nassau (IPMN).

Para o cientista político Adriano Oliveira, a eleição começa a ter contornos mais nítidos já que todos os candidatos entraram em campo e já estão com os times escalados. “A partir de agora é que iremos observar mais de perto a movimentação dos candidatos”, disse ele, lembrando que a corrida para a sucessão da PCR está apenas começando.

Ele não acredita que a população esteja com fadiga eleitoral e possa anular seu voto pela descrença na classe política e apontou, como prova disso, uma das perguntas da própria pesquisa. “Nesse quesito específico a grande maioria dos entrevistados ratificam que querem participar do pleito”, disse, lembrando a importância de se debater os temas do cotidiano do cidadão. Nesse ponto, o professor Mauricio Romão considerou que cada vez mais a população demonstra que as questões do dia a dia farão parte do pleito muito mais do que o debate político. “O cidadão quer saber o que eles irão fazer de concreto para mudar a realidade cotidiana”, afirmou.

No levantamento da nova pesquisa ficou constatado que a segurança pública e a saúde são os dois maiores problemas apontados pelos eleitores na cidade. Esses temas obtiveram cerca de 20,8% e 19,4% respectivamente. Outro ponto debatido foi a questão das mudanças que podem ocorrer com o guia eleitoral de TV, que tem o seu início marcado para o próximo mês. Todos acreditam que a tendência é que a guerra eletrônica possa modificar o número das pesquisas.

Também entrou em pauta a forma como se dará a participação dos dois maiores eleitores: o ex-presidente Lula, que apoia o candidato Humberto Costa (PT), e o governador Eduardo Campos, que lançou a candidatura de Geraldo Julio (PSB) pelo PSB. “Vai ser uma briga boa”, disse o jornalista Sergio Montenegro (Jornal do Commercio).”É uma eleição que se configura muito acirrada”, completou a editora de política do Portal LeiaJá, Thabata Alves.

Participaram ainda do debate, que teve a mediação do jornalista Aldo Vilela, o estatístico Carlos Gadelha – um dos coordenadores da pesquisa – e os jornalistas Ricardo Antunes (colunista político do Portal Leia Já) e Jamildo Melo (Blog de Jamildo, do Jornal do Comercio). Confira a íntegra do mesmo:

COMENTÁRIOS dos leitores