Alepe homenageia a ONG Etapas
A homenagem foi uma iniciativa do deputado Valdemar Borges (PSB)
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza, nesta quinta-feira (16), às 10h, uma homenagem aos 30 anos da Equipe Técnica de Assessoria, Pesquisa e Ação Social (Etapas). A ONG foi criada em 1982 por um grupo de profissionais vinculados às mais diversas áreas do conhecimento: a capacitação, a comunicação e a linha dos estudos e pesquisas. A homenagem foi uma iniciativa do deputado Valdemar Borges (PSB).
“A riquíssima história de lutas que marcou os 30 anos de trajetória da Etapas nos ensina que é possível, através da obstinação, da perseverança e da confiança permanente no futuro, construir um país melhor. Através dessa luta, nossos filhos e netos poderão conviver sem os dolorosos estigmas que ora enfrentamos, decorrentes de uma estrutura econômico-social, ainda essencialmente injusta”, ressaltou o deputado Waldemar Borges.
Nesses anos, a Etapas trabalhou no sentido de preparar e qualificar as lideranças comunitárias e populares para intervir na discussão e implementação de políticas públicas. A instituição prestou assessoria às rádios comunitárias e jornais populares da Região Metropolitana. Ela também realizou vídeos contando a história dos bairros, além de usar estudos e pesquisas como facilitadores das discussões e entendimento das políticas públicas.
A Etapas foi pioneira no mapeamento das organizações de bairro do Recife, o que serviu de referência para a implantação do Programa Prefeitura nos Bairros, marco inicial dos programas de participação popular em nossa cidade. Dessa forma, investiu na participação popular e no desenvolvimento urbano como o Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (PREZEIS) e no Programa de Orçamento Participativo (OP).