Rui Falcão já visualiza rompimento com PSB em 2014

O presidente nacional do PT disse que Eduardo Campos vem colocando "na ordem do dia" a possibilidade de disputar as eleições presidenciais

seg, 03/09/2012 - 11:46
André Nogueira/LeiaJáImagens Rui também garantiu que o PT vai se empenhar para que a parceria com o PSB permaneça André Nogueira/LeiaJáImagens

O presidente nacional do PT, Rui Falcão vem mostrando preocupação em relação à postura do PSB neste período eleitoral. Em entrevista concedida ao jornal O Estado de São Paulo, Rui que o PT já visualiza um “eventual rompimento” com o PSB nas eleições de 2014. No entendimento do presidente do PT, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos vem “colocando na ordem do dia a possibilidade de disputar 2014” fora do bloco petista.

Apesar da preocupação com a movimentação do PSB para “alçar voo solo” nas próximas eleições presidenciais e sem descartar a possibilidade do PSDB se unir ao PSB nessa empreitada, Rui disse que o seu partido vai se empenhar para que a parceria com os socialistas permaneça. “Não queremos misturar o rompimento na eleição municipal com a questão nacional”, disse ao jornal.

Questionado se há estranhamento com o PSB em Belo Horizonte, Recife e Fortaleza, onde a aliança se desfez, Rui avaliou que as disputas são locais e “não são elas que pautando necessariamente alguma mudança de postura em relação ao PSB, por exemplo”. “Acho que no Recife houve um rompimento provocado pelo PSB. Belo Horizonte foi um episódio local, mas a direção nacional do PSB não interveio para corrigir. Ela ameaçou, mas recuou e permitiu que a aliança fosse rompida por uma falta de palavra do prefeito Márcio Lacerda, que não honrou um compromisso escrito, inclusive”, explicou.

COMENTÁRIOS dos leitores