Jurandir faz balanço da Câmara do Recife
Presidente da casa José Mariano comentou o apoio do PT a Geraldo Julio (PSB) e projetos aprovados na 15ª legislatura
Apesar da derrota histórica do Partido dos Trabalhadores (PT) que comandou a cidade do Recife por 12 anos, o presidente da Câmara dos vereadores se despede do cargo, mas continua como parlamentar na próximo legislatura. Sua voz tem destoado do resto de seus correligionários petistas que conquistaram a secretária de Habitação, na nova administração do prefeito eleito Geraldo Julio (PSB).
Ele chegou a defender uma postura independente em relação à gestão socialista, mas as coisas podem mudar nesse xadrez, tudo depende da conjuntura montada pelo novo governo municipal. “Perder é ruim, principalmente aqui no Recife. São questões relativas, o PT deu carga na cidade de São Paulo, ficou concentrado nessa região. Nesse momento eu defendo a independência em relação ao PSB aqui no Recife”, comentou Jurandir.
Outro ponto que merece destaque foi a disputa das prévias entre o prefeito João da Costa (PT) e o ex-deputado federal Maurício Hands, que depois da arenga se desfilou do PT, fraturou e dividiu o organismo interno do partido. A derrota do senador Humberto Costa (PT), que foi indicado candidato a prefeito pela executiva nacional e vivenciou uma campanha bastante acirrada entre PT e PSB na capital pernambucana, pesou bastante na balança das escolhas petistas.
Já falando sobre a reforma administrativa de Geraldo enviada pelo atual prefeito, João da Costa, o vereador reforçou que não haverá uma diminuição dos gastos da prefeitura. “Ele tem que analisar não só os aspectos econômicos, mas políticos e do funcionalismo da prefeitura. A única novidade da reforma está na reformulação das Parcerias Público-Privada (PPPs)”, ressaltou Jurandir.
Balanço - Durante o discurso de encerramento da 15º legislatura referente aos anos de 2009 e 2012, prestando contas do seu mandado de presidente no biênio de 2011 e 2012, o parlamentar descartou alguns números de projetos e requerimento que tramitaram na casa.
Sobre Projetos de Lei do Legislativo, os vereadores do Recife, em 2009, apresentaram em plenário 166 projetos de lei e aprovaram 42. Já em 2010 foram 126 apresentados e 100 projetos aprovados. No ano passado, em 2011, foram apresentados 194 projetos e aprovados 103. E este ano, 2012, os parlamentares apresentaram 124 projetos e aprovaram 105.
Quanto aos Projetos de Lei do Executivo, em 2009, foram apresentados 23 e aprovados 28, incluindo cinco projetos de anos anteriores. No ano seguinte, foram apresentados 24 e aprovados 13. No ano passado, apresentados 29 e aprovados 35, contando que seis projetos de lei foram de anos anteriores. Já este ano, foram apresentados 20 e aprovados 08. Nestes quatro anos foram apresentados mais de 13.600.
“Das 114 reuniões ordinárias que ocorreram em 2011, eu presidi 86. Quanto às solenes, foram realizadas 54 e estive presidindo 19. Este ano, considerado um ano diferente por ser ano eleitoral, fizemos um esforço maior para trabalharmos na campanha e não prejudicar as atividades aqui. Das 94 reuniões ordinárias, eu presidi 85 e das 67 solenes, estive a frente de 15.”
Em 2009 foram realizadas 41 audiências públicas. No ano seguinte, 24. No ano passado, 47 e este ano , foram realizadas 23, todas trataram de temas como mobilidade, acessibilidade, educação, iluminação e inclusão social.