Petrolina terá Plano e Inventário Turísticos
Após a apresentação, os projetos serão enviados a Câmara Municipal de Petrolina para a aprovação do documento como política pública na área especifica.
Logo mais às 10h, será realizado no Gabinete da Prefeitura Municipal de Petrolina, Sertão pernambucano, o lançamento do Plano Municipal de Turismo e do Inventário da oferta turística da cidade. Os dois produtos serão apresentados pela ex-secretária de Turismo, Nadja Batista, idealizadora dos documentos que foram elaborados em parceria com o Sebrae, a Embrapa e o Curso de Turismo da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).
A elaboração do projeto iniciou desde julho de 2011 e envolveu pesquisas de gabinete, reuniões e capacitações com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Até o momento, foram aplicados 19 questionários diferentes em toda área urbana, englobando os 38 bairros, numa cobertura de 100% de Petrolina.
Segundo Nadja Batista, o Plano contribuirá para o incremento das ações táticas do turismo de Petrolina, durante os próximos dez anos. “Fico lisonjeada de fazer um trabalho tão complexo e com tamanha exatidão. Tenho uma sensação de dever cumprido, pois sei que o Plano vai contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo de nossa cidade. Agora, já não trabalhamos com estimativas, temos, através do inventário e do plano, acesso a informações concretas e confiáveis”, destaca.
Produção do Plano - A primeira etapa do planejamento aconteceu com a realização do inventário da oferta turística da cidade. A partir de um levantamento de dados, identificação, registro e divulgação dos atrativos, serviços e equipamentos turísticos de Petrolina, bem como as condições gerais que envolvem a viabilidade da atividade turística no município.
O Plano apresenta o perfil turístico da cidade, que engloba um diagnóstico das principais atividades culturais, do comércio e, principalmente, da situação dos serviços oferecidos de apoio ao atendimento do turista: Rede hoteleira, agências de viagem, entretenimento, eventos, segurança, atrativos científicos, turismo de negócio, estrutura escolar e serviço médico hospitalar. Também está previsto no documento alguns investimentos de infraestrutura, como a construção de uma área de eventos em Petrolina, um auditório municipal com capacidade para 2 mil pessoas e um teatro.
Após a apresentação, o Plano será encaminhado para a Secretaria de Turismo e, posteriormente, à Câmara Municipal de Petrolina, para a aprovação do documento como política pública na área especifica.
* Com informações da assessoria de imprensa.