Deputados pedem investigação sobre blogueira cubana
Raul e Mendonça solicitaram que sejam investigadas denúncias sobre espionagem do Governo cubano à Sánchez
Os deputados federais Raul Henry (PMDB-PE) e Mendonça Filho (DEM-PE) solicitaram informações sobre um suposto caso de espionagem por parte do Governo de Cuba, divulgado pela revista Veja sobre a vinda da jornalista cubana ao Brasil, Yoani Sánchez. Para o peemedebista, as informações precisam ser investigadas pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o qual protocolou documento. Já o democrata, pediu no requerimento apresentado em plenário, que a Polícia Federal assuma a proteção da blogueira, durante sua estadia no País e também averigue o caso.
Na rede social do facebook, Raul Henry publicou que encaminhou o documento solicitando informações, nesta terça-feira (19). "Hoje protocolei pedido de informações ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, sobre denúncia publicada na revista Veja desta semana que trata de eventual conspiração contra a dissidente cubana Yoani Sánchez. De acordo com a matéria “O dossiê da vergonha”, o governo de Raúl Castro e militantes ligados ao PT, PCdoB e Central Única dos Trabalhadores (CUT) teriam planejado espionar os passos da blogueira durante sua visita ao Brasil. O texto também cita o envolvimento de um assessor de Gilberto Carvalho, visando divulgação de dossiê difamatório contra Yoani Sánchez”, divulgou o deputado.
Ainda segundo Raul Henry, as acusações precisam ser analisadas. ”Essas denúncias precisam ser investigadas a fundo. Eu só não propus a convocação dos envolvidos para depor na Câmara Federal porque, infelizmente, as Comissões ainda não foram instaladas na Casa. Espero que o ministro Gilberto Carvalho responda os questionamentos deste requerimento a contento", declarou o peemedebista.
Mendonça Filho – O deputado democrata criticou a atuação do PT e do PCdoB, que segundo ele, vem desrespeitando a cubana desde a chegada ao País. “Yoani é uma cidadã estrangeira, dissidente do regime ditatorial cubano e que deve ter total proteção do Estado democrático brasileiro. Desde que chegou ao Brasil vem sendo agredida por militantes de esquerda, entre os quais do PT e PCdoB, num movimento orquestrado de intolerância política”, afirmou o parlamentar.
Segundo Mendonça Filho, cabe a Polícia Federal fazer a proteção à blogueira cubana para impedir agressões físicas e qualquer ato de intolerância política como a que impediu a exibição do documentário “Conexão Cuba Honduras”, que trata de liberdade de expressão e direitos humanos. Além da assistência a Yoani, o deputado quer que a Polícia Federal apure denúncias da revista Veja desta semana, segundo a qual, integrantes do primeiro escalão do Governo Federal participaram de um plano de espionagem e perseguição a Yoani Sanchez, comandado pela Embaixada de Cuba no Brasil.
“A denúncia é muito grave e a participação de um agente do Governo brasileiro em qualquer tentativa de espionagem e perseguição política a qualquer cidadão, em especial a um dissidente político é inaceitável e deve ser esclarecida. Somos um País democrático e não podemos abrir este precedente. O Governo brasileiro não deve se preocupar com o que a blogueira fala sobre o regime ditatorial cubano e sim, em garantir e defender o direito dela de expressar suas opiniões”, afirmou Mendonça.