Senador quer rediscutir financiamento para saúde pública
Humberto Costa também defendeu a gestão do PT e implementação de programas federais como PSF
O senador Humberto Costa (PT-PE) subiu na tribuna nesta quarta-feira (27) e pediu ao presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para discutir junto a Comissão Especial para Financiamento da Saúde formas de melhorar a arrecadação para o setor.
“Essa comissão é fundamental para que possamos fazer um debate aprofundado sobre esse tema. Todos falam em financiar a educação, destinar 100% dos royalties do petróleo para a educação. Isso é de extrema importância, mas não podemos esquecer a área da saúde, que é importantíssima, inclusive como ferramenta de inclusão social”, destacou.
Durante seu pronunciamento ele também defendeu os avanços conquistados na área da saúde durante os dez anos de governo do PT. Humberto, que foi ministro da Saúde do Governo Lula nos anos de 2003 e 2004, destacou entre outros números, o aumento de 31,89% na cobertura do Programa Saúde da Família (PSF). No primeiro ano da gestão Lula, 4.488 municípios eram atendidos pelo PSF. Em 2013, 5.280 municípios são alcançados pelo programa.
“Esses são apenas alguns dados concretos que gostaria de mostrar para dizer que, apesar de todas as dificuldades que enfrenta um sistema de saúde universal com cobertura de mais de 100 milhões de pessoas, avançamos muito nesses últimos anos. Os problemas e desafios existem, mas o SUS deu passos largos nesses últimos anos”, ressaltou Humberto.