Primavera e Santa Maria terão novas eleições em 2 de junho

Calendário eleitoral foi definido pelo TRE-PE nessa quinta-feira (11)

sex, 12/04/2013 - 10:32
Chico Peixoto / LeiaJáImagens / Arquivo A votação acontecerá num domingo das 8h às 17h Chico Peixoto / LeiaJáImagens / Arquivo

Dois municípios pernambucanos escolherão os novos prefeitos e vices em nova votação que será realizada no dia 2 de junho. A data do novo pleito e o calendário com a programação das eleições foi definida na noite dessa quinta-feira (11), pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). A eleição suplente cairá num domingo e o horário para a realização será das 8h às 17h.

No município de Santa Maria da Boa Vista, Sertão pernambucano, mais de 27 mil eleitores escolherão o novo chefe do executivo municipal. Na cidade, tinha sido reeleito em outubro de 2012 Getron do Nascimento Gomes (PSB) que teve a candidatura rejeitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-prefeito responde a processo de abuso de poder político e rejeição de contas públicas. Enquanto as eleições não ocorrem, quem está à frente da prefeitura é a vereadora mais votada da cidade, Eliane Costa do PSL.

Já em Primavera, localizada na Zona da Mata Sul do Estado, a chapa composta por prefeito e vice, eleitos em 2012, tiveram os registros cassados pelo TSE com base na lei da ficha limpa.

Para participar da nova votação os eleitores de ambas as cidades devem estar em dia com a Justiça Eleitoral até esta sexta-feira (12). De acordo com o calendário divulgado pelo TRE-PE, a partir da próxima segunda-feira (15) fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefício por parte da Administração Pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior.

Segundo informações do desembargador do TRE-PE, José Fernandes Lemos, que cedeu entrevista na manhã desta sexta-feira a uma TV local, existe a probabilidade que os municípios de Angelim e Água Preta também tenham novas eleições em 2013. Além das duas cidades, o desembargador disse ainda que há outras ações de investigações e impugnações de candidatura do Estado sendo analisadas.

COMENTÁRIOS dos leitores